O tempo firme e ensolarado, conforme a Defesa Civil do Estado, está relacionado com a presença de uma massa de ar seco que atua em Santa Catarina; veja o que esperar das temperaturas
De temperaturas negativas para um verão fora de época! Santa Catarina amanheceu “congelada” nesta segunda-feira (31), com destaque para o município de Bom Jardim da Serra, na região serrana do Estado, onde os termômetros marcavam -1°C, por volta das 7h.
Contudo, conforme o boletim meteorológico da Defesa Civil, ao longo da manhã o sol passa a predominar em todas as regiões de Santa Catarina. O órgão aponta que na parte da tarde, a umidade relativa do ar fica abaixo dos 40% em áreas do Planalto Sul e do Litoral Sul do Estado.
Conforme o meteorologista Piter Scheuer, essa condição acontece por que o Estado está sob influência de uma massa de ar seco. Conforme o meteorologista, essa massa de ar seco impede a formação de nuvens mais carregadas, fazendo com que a umidade fique baixa, em especial, no período da tarde.
Contudo, Scheuer reforça que o dia com a menor umidade relativa do ar será na quinta-feira (3). Nesse dia, conforme o especialista, a umidade relativa do ar ficará na faixa dos 30% a 45% em todas as regiões de Santa Catarina.
A Defesa Civil ressalta que deve se intensificar os cuidados com pessoas vulneráveis e com animais domésticos, além de aumentar a ingestão de água neste período.
Amanhecer de segunda-feira com temperaturas baixas
Conforme a Defesa Civil, o amanhecer contou com temperaturas baixas em algumas cidades de Santa Catarina. Com destaque para o município de Bom Jardim da Serra, na região serrana do Estado, onde os termômetros marcavam -1°C, por volta das 7h.
Ainda, conforme o boletim meteorológico do órgão, o amanhecer contará com chance de geada nos pontos mais altos do Estado, com as mínimas em torno de 0°C na Serra, entre 2°C e 11°C no Meio-Oeste, nos planaltos e no Alto Vale e marcando entre 11°C e 15°C nas outras áreas.
As máximas oscilam entre 22°C e 27°C no Oeste, no Extremo-Oeste e no Litoral Sul e variam entre 18 e 24°C no restante do Estado.
Terça-feira com tempo firme e predomínio de sol
O Estado segue sob influência de um sistema de alta pressão, que mantém o tempo estável e com predomínio de sol na terça-feira (1º). A Defesa Civil aponta que do Centro ao Leste do Estado, haverá presença de algumas nuvens no início do dia.
O órgão aponta ainda, que entre a madrugada e a manhã, há condições para a formação de nevoeiros, e uma pequena chance de ocorrência de geada nos pontos mais altos de Santa Catarina.
As temperaturas mínimas variam entre 3°C e 12°C no Meio-Oeste, nos planaltos e no Alto Val, e ficam entre 11°C e 18°C nas demais regiões. Na parte da tarde, as máximas oscilam entre 22°C e 29°C no Grande-Oeste e no Litoral Sul, e variam entre 19°C e 25°C no restante do Estado.
Tempo estável em todas as regiões de Santa Catarina
Na quarta-feira (2) segue a condição de tempo estável no Estado, com sol e poucas nuvens do Litoral ao Norte de Santa Catarina. Essa condição, segundo a Defesa Civil do Estado, está relacionada a uma massa de ar seco atuante no Estado.
No amanhecer, há chances de formação de nevoeiros pelo Estado, e chance de geada na serra catarinense. As mínimas ficam entre 1°C e 13°C do Meio-Oeste aos Planaltos e variam entre 11°C e 17°C nas demais áreas.
Na parte da tarde, as temperaturas máximas variam entre 19°C e 24°C no Planalto Sul e oscilam entre 24°C e 29°C nas outras regiões, chegando aos 30°C no Extremo-Oeste catarinense.
A Defesa Civil reforça novamente, que neste dia, ao longo da tarde os valores de umidade relativa do ar ficam abaixo dos 30% em praticamente todo o Estado, com exceção das áreas litorâneas.
Temperaturas e tendências do tempo para os próximos dias
Na quinta (3) e na sexta-feira (4), o tempo segue firme em todo o Estado, com temperaturas amenas pela manhã e temperaturas altas para esta época do ano no período da tarde.
As temperaturas máximas devem se aproximar dos 30°C no Extremo Oeste na quinta e chegam a ultrapassar os 30°C no Extremo Oeste e em todo o litoral na sexta. Ainda, a condição de formação de nevoeiros entre as madrugadas e manhãs se mantém e o tempo seco e as altas temperaturas continuam fazendo com que a umidade relativa fique abaixo dos 30% do Extremo Oeste aos Planaltos durante as tardes.
Baixa umidade exige cuidados com a saúde
Quando a umidade do ar está baixa, é fundamental adotar cuidados extras para preservar a saúde e o bem-estar. A exposição prolongada a ambientes com baixa umidade pode levar a uma série de problemas de saúde, como ressecamento das vias respiratórias, irritações na pele e nos olhos, além de agravar condições pré-existentes, como alergias e doenças respiratórias.
Para minimizar esses efeitos, segundo o Ministério da Saúde, é recomendado aumentar a ingestão de água, procure fazer refeições leves com muitas frutas e legumes, usar um umidificador para elevar a umidade interna, evitar atividades físicas intensas em ambientes secos, e utilizar hidratantes na pele para mantê-la protegida e saudável.
Além disso, é importante evitar exposição prolongada ao sol, especialmente em horários de maior radiação, pois a baixa umidade pode intensificar a sensação de calor e levar à desidratação. Ao adotar essas precauções, é possível enfrentar os desafios da baixa umidade com mais conforto e garantir a manutenção da saúde durante esses períodos.
Com informações do ND+