O panorama se mostra favorável para aquisição de novos imóveis ou para investir em renda fixa, como aluguel
Com a previsão de queda na taxa de juros, o mercado imobiliário deve ser uma alternativa promissora para investimentos. De acordo com o Relatório Focus do Banco Central, a projeção da taxa de juros básica da economia brasileira (Selic) se manteve em 12,0% para este ano, mas a estimativa para 2024 é de 9,50% e a de 2025 foi mantida em 9,0%.
Ainda conforme o relatório, a projeção de analistas de mercado para a inflação deste ano estacionou em 4,95%. A previsão para 2024 também se manteve em 3,92%. A projeção para o IPCA de 2025 caiu de 3,60% para 3,50% e a 2026 permaneceu em 3,50%.
Com essa perspectiva, os valores de juros e de taxas de financiamento devem ser vantajosos para a comercialização, principalmente de imóveis. O panorama se mostra favorável para aquisição de novos imóveis ou para investir em renda fixa, como aluguel.
Números na região sul
A velocidade de vendas, tomada de decisão da compra do imóvel no curto prazo, ou seja, nos próximos 12 meses, ficou em 44%, são 5,974 milhões de famílias nesta condição (fonte: @mundodatastore, 2º TRI-23).
“A boa notícia é que a variação com relação ao 1º TRI-23 foi “zero”, já a variação dos últimos 12 meses é de -4,00%, traduzindo em bom português, há forte indicativo de que chegamos no ponto mais baixo da velocidade de vendas e que há uma probabilidade maior de uma leve retomada da velocidade já em agosto, com concentração mais forte entre setembro e dezembro”, explicou Marcus Araújo, futurologista do morar.
Ainda segundo ele, a demanda de 13,579 milhões de famílias está em todo o Brasil. Confira como está a sua região na intenção de compra por imóveis neste 26o relatório da @mundodatastore (2° TRI-23):
1º – Centro-Oeste com 30,31%.
2º – Sul com 30,05 %.
3° – Sudeste com 29,54%.
4º – Brasil com 28,07%.
5° – Nordeste com 23,88%.
6° – Norte com 20,12%.
“A região Sul subiu e voltou para o patamar acima dos 30,05%. Isto se dá pelo protagonismo de Santa Catarina com atratividade nacional e internacional para investimentos imobiliários, além das famílias maiores em SC e PR, poder aquisitivo mais alto, e taxa de desemprego regional baixíssima”, concluiu Araújo.
Renda fixa garantida
Uma das alternativas de investimento com renda garantida é a aquisição de imóveis com a certeza de que darão o retorno desejado. A Urba Gestão e Empreendimentos tem uma série de opções que podem gerar renda, como o Évlon. Tendência do mercado de São Paulo que a Urba trouxe para a região, o edifício é composto por estúdios, que já possuem garantia de aluguel de 12 meses a partir da aquisição. Por este e tantos outros motivos, a Urba se destaca atualmente como a incorporadora mais representativa do sul de Santa Catarina.