Dupla recebe certificado válido para atuar em operações por todo o país. Reconhecimento foi entregue após prova realizada pelo binômio em Tijucas
O cão de buscas Bono e o parceiro de trabalho, cabo Matheus Premoli, integram o 4ºBBM (Batalhão de Bombeiros Militar) em Araranguá. A dupla participou da Certificação Nacional de Cães na cidade de Tijucas e receberam um importante reconhecimento.
Bono e Matheus ganharam o certificado para buscar em estruturas colapsadas. A parceria entre o binômio, ou seja, dupla de bombeiro e cão de buscas, resultou no reconhecimento após uma prova de busca urbana em duas modalidades, pessoas vivas e restos mortais, “Essa etapa é fruto de muita dedicação e treinamentos. Estamos diariamente há quatro anos colocando o Bono nos mais diversos cenários, buscando sempre estarmos aptos para os chamados de toda natureza”, afirma o cabo.
O ‘cão bombeiro’ Bono chegou ao BBM em 2019 e completou 4 anos no último dia dois de julho. Ao lado de cabo Matheus, atuam na 3º Companhia de Bombeiros Militar, onde Bono treina diariamente, “O Bono está cada vez mais maduro e criando as competências necessárias para esses tipos de buscas e ocorrências”, finaliza Premoli. No último ano, já foram empregados nas buscas após deslizamentos de terra na cidade de Pretópolis, no Rio de Janeiro.
Em abril o binômio também conquistou a certificação promovida pelo CBMSC em Blumenau, onde ambos ficaram aptos para busca rural de pessoas vivias e restos mortais.
Mesmo localizado no Extremo Sul catarinense, Bono e cabo Matheus podem ser acionados para buscas em todo o país. “É importante que a nossa região conte com a dupla para as ocorrências de buscas. Ficamos muito felizes pela dedicação e conquista deles. Vamos seguir dando todo o suporte necessário para que venham mais certificações”, enfatiza o comandante do 4º BBM, tenente-coronel BM Henrique Piovezam da Silveira.
Com informações ND+