Geral

Rajadas de vento de 50 km/h, chuva, alagamentos e deslizamentos: confira alertas para SC

Por causa da circulação marítima aliada a uma área de baixa pressão que atua em SC, o tempo será marcado pela ocorrência de chuvas fracas e rajadas de vento de até 50 km/h

Foto: Divulgação/ND

O tempo nesta segunda-feira (17) é marcado pela variação de nuvens, alternando entre momentos em que o sol aparece e com possibilidade de chuva bem isolada do Meio-Oeste catarinense ao Litoral. Conforme a Defesa Civil do Estado, essa condição está relacionada à circulação marítima, associada a uma área de baixa pressão que atua em Santa Catarina.

Além disso, o órgão aponta para a possibilidade de rajadas de vento ocasionais, de 35 a 50 km/h, na região do Litoral catarinense. Devido aos ventos, o mar está agitado e poderá registrar picos de ondas de até 2,5m no Litoral Sul e Grande Florianópolis Litorânea.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Conforme a Epagri/Ciram, as temperaturas nesta segunda-feira tendem a cair. Na parte da tarde, as temperaturas máximas oscilam de até 16°C no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis, e de 16°C a 19°C nas demais regiões do Estado.

Nesta segunda, algumas cidades catarinenses registraram temperaturas bem baixas no amanhecer. Destaque para o município de Bom Jardim da Serra, na região serrana do Estado, onde os termômetros marcaram 0,1 °C, por volta das 7h.

Terça-feira com chance de chuva fraca e isolada em Santa Catarina

Permanece a combinação da circulação marítima com a presença de uma área alongada de baixa pressão, entre o Norte de Santa Catarina e o Paraná. Segundo a Defesa Civil, essa condição contribui para a variação de nuvens, intercalando com períodos em que o sol aparece e com chance de chuva do Meio-Oeste ao Litoral.

A Defesa Civil aponta que nas regiões a Grande Florianópolis ao Norte do Estado, a condição é de chuva persistente ao longo do dia. O órgão ressalta ainda, que o risco é baixo para ocorrências relacionadas às chuvas, como alagamentos e deslizamentos pontuais.

O amanhecer será com temperaturas perto de 0°C na Serra, de 9°C a 14°C da Grande Florianópolis ao Litoral Norte, e de 7°C a 11°C nas demais áreas. À tarde, por conta da maior presença das nuvens, as máximas não passam dos 16°C dos Planaltos ao Litoral, e variam de 15°C a 18°C nas demais áreas.

Novamente a Defesa Civil alerta para a possibilidade de ocorrência de rajadas de vento com moderada intensidade. Conforme a pasta, ventos de 35 a 50 km/h, podem acontecer no Litoral e nas áreas altas do Estado.

Circulação marítima perde força na quarta-feira

No decorrer da quarta-feira (19), a circulação marítima começa a perder força. Contudo, segundo a Defesa Civil, o tempo ainda se mantém com a presença das nuvens na metade Leste do Estado, e com chance de chuva bem isolada em localidades do Litoral catarinense.

O amanhecer será com temperaturas perto de 0°C na Serra, de 8°C a 14°C no Litoral, Baixo e Médio Vale e de 5°C a 10°C nas demais regiões. À tarde, as máximas ficam abaixo dos 15°C nos Planaltos e Alto Vale, e dos 18°C no Litoral, Baixo e Médio Vale, e variam de 17°C a 21°C nas demais áreas.

O órgão destaca novamente, a possibilidade de rajadas de ventos ocasionais, de 40 a 50 km/h, em localidades do Grado Oeste e Planaltos.

Condição do tempo para os próximos dias

A quinta (20) e sexta-feira (21), contarão com maior presença das nuvens no Litoral e chance de chuvisco ou chuva fraca e bem isolada nesta região, principalmente nos extremos do dia. Nas demais regiões, dias com sol a poucas nuvens.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Nos amanheceres a sensação de frio começa a diminuir gradativamente, com temperaturas mínimas de 6°C a 11°C no Meio-Oeste, Planaltos (podendo chegar perto de 0°C na Serra), de 12°C a 16°C nas demais áreas.

Na tarde de sexta-feira, as máximas sobem em relação aos dias anteriores, chegando aos 27°C no Extremo Oeste e Oeste, 25°C no Litoral Sul e variando de 18°C a 24°C nas demais regiões.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Alagamentos e enchentes exigem ações para prevenção de doenças

Defesa Civil mantem alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos

Residências de Imbituba registraram problemas. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.

Serra do Rio do Rastro fica interditada temporariamente após vendaval

Houve queda de algumas pedras, árvores e postes sobre a rodovia. Nesta manhã de terça (12), o trânsito flui normalmente no trecho, porém, com registro de vento e muita chuva.

Rajadas de vento de até 70 km/h atingem litoral; previsão é de queda na temperatura

O mar também fica agitado com altura de onda de 2 a 2,5 metros próximo à costa.