Geral

12 municípios de SC não investiram o mínimo em educação por dois anos, diz TCE

Segundo o TCE, pandemia flexibilizou investimentos na educação em 2020 e 2021, mas não desobrigou prefeituras de fazerem recomposição

Foto: Secom/Prefeitura de Joinville Divulgação/ND

Doze municípios de Santa Catarina foram alertados pelo TCE-SC (Tribunal de Contas do Estado) para complementar investimentos mínimos de 25% na educação que deveriam ter sido aplicados em 2020 e 2021. De acordo com o órgão, os valores deverão ser repostos até 2023.,

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

A recomendação foi enviada aos seguintes municípios em 26 de junho:

  • Balneário Arroio do Silva
  • Chapecó
  • Herval d’Oeste
  • Jaguaruna
  • Joinville
  • Laguna
  • Major Vieira
  • Maracajá
  • Orleans
  • Otacílio Costa
  • Passo de Torres
  • Urubici

Segundo o TCE, a Emenda Constitucional 119/2022, publicada em abril de 2022, flexibilizou a obrigação do pagamento. Com isso, o fato de o valor não ter sido investido entre 2020 e 2021 não implica em irregularidade, já que o período foi o auge da pandemia da covid-19.

Apesar disso, de acordo com o documento enviado pelo presidente do TCE-SC, o conselheiro Herneus De Nadal, a pandemia de covid-19 flexibilizou, mas não desobrigou o investimento mínimo de 25% na educação.

Procurados pelo ND+, quatro municípios responderam aos pedidos de posicionamento. A reportagem não conseguiu contato com as prefeituras de Herval D’Oeste, Orleans, Passo de Torres e Otacílio Costa.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

O que dizem os municípios

Joinville
Conforme a prefeitura de Joinville, o “TCE está apenas reforçando uma informação que já era conhecida. Os investimentos, inclusive, já estão sendo realizados para que possamos atingir o recomendado”.

Chapecó
De acordo com a prefeitura de Chapecó, “até o final de 2023 o município vai aplicar esse valor acima dos 25%”, conforme permite a Emenda Constitucional.

Laguna
Segundo a prefeitura de Laguna, a diferença já foi resposta em 2022, “em volume superior para fazer a complementação dos 25%”. De acordo com a administração. em 2021 foram investidos 23,24%, e no ano seguinte, o investimento atingiu 28,28%.

Urubici
Conforme a secretária da Educação, Rosilene Abreu, o deficit já foi reposto em 2022, o município prestou contas e respondeu o TCE.

Major Vieira
Segundo a comunicação de Major Vieira, ainda não há informação sobre o assunto.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Educação monta força-tarefa para garantir que alunos de comunidades distantes recebam atividades impressas

O mesmo esforço para entregar as atividades impressas para alunos sem acesso à internet está sendo feito por vários gestores escolares e professores da rede estadual.

Balanço 2019: Educação chama 3 mil efetivos e investe em formação docente e manutenção de escolas

O secretário Natalino Uggioni destaca avanços como a aquisição de lousas digitais e computadores para todas as escolas estaduais

Educação capacita gestores para retomada e anuncia apoio pedagógico presencial na rede estadual

Até o final de 2020, as atividades remotas continuam até o fechamento do calendário.

Coronavírus em SC: Entidades ligadas à Educação concluem diretrizes de retorno às aulas presenciais

O objetivo do documento de 46 páginas é estabelecer os procedimentos que devem ser adotados por todas as unidades de ensino do Estado de modo a prevenir e reduzir a disseminação de Covid-19 no ambiente escolar quando a retomada for possível.