Defesa Civil de Santa Catarina aponta que a condição é considerada normal para a época do ano em que a climatologia indica a formação de um ciclone por semana nesta região
A Defesa Civil estadual alertou na noite desta sexta-feira sobre a previsão da formação de dois ciclones extratropical no litoral Sul do Brasil, que pode resultar em risco de ressaca e rajadas de vento em Santa Catarina.
Segundo o órgão, a condição é considerada normal para a época do ano em que a climatologia indica a formação de um ciclone por semana nesta região.
Formação de ciclones
O primeiro deve se formar no decorrer do domingo (8) sobre o mar entre o litoral Sul de Santa Catarina e o litoral Norte do Rio Grande do Sul.
A maior influência deste sistema no Estado deve ser observado na parte da manhã com a ocorrência de chuva moderada e com acumulados de 40 mm a 50 mm em 24 horas, atingindo o extremo sul do Litoral Sul.
O segundo ciclone tende a se formar entre a segunda-feira (11) e a terça (12) provocando chuva, rajadas mais intensas de vento e deixando o mar agitado e com risco de ressaca em Santa Catarina.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, como a sua formação tende a ocorrer entre o litoral do Rio Grande do Sul e do Uruguai, a maior influência em Santa Catarina deve ser sentido com relação ao vento Sul na faixa litorânea e na agitação do mar com a condição para ressaca e alagamentos costeiros.
“A equipe de meteorologistas da Defesa Civil acompanha constantemente a previsão, formação e comportamento dos sistemas meteorológicos que atingem o estado, e já está avaliando a evolução das previsões destes sistemas. Caso seja necessário, emitirá avisos e alertas a tempo para a preparação e resposta a possíveis ocorrências”, complementa o órgão.
Com informações do ND+