Baleias buscam as águas mais quentes do sul catarinense para dar à luz e promovem espetáculos diários aos turistas
O litoral Sul de Santa Catarina dá as boas-vindas à temporada da Baleia Franca, que começa oficialmente neste sábado, 1. Até outubro é comum avistar baleias nas águas do mar catarinense porque, nesta época do ano, a região recebe a visita de centenas de mamíferos na chamada Rota da Baleia Franca, que compreende as praias de Laguna, Garopaba e Imbituba.
Em vídeo postado nas redes sociais do empresário e surfista João Baiuka, no Farol de Santa Marta, em Laguna, é possível ter ideia do espetáculo dessas “gigantes” do mar.
Assista ao vídeo
Vídeo: João Baiuca
A temporada das baleias franca é mais um convite aos encantos que a região oferece. No total, são mais de 150 mil hectares e 130 quilômetros de costa marítima, em uma APA (Área de Proteção Ambiental) criada em 2000 e que protege a enseada e áreas terrestres com muita natureza, cenários deslumbrantes, ecoturismo, história, cultura, praias belíssimas e até desertas, além de uma variada e renomada gastronomia e infraestrutura hoteleira com cerca de 450 empreendimentos, entre hotéis e pousadas para diferentes gostos e perfis de públicos.
Os passeios, idealmente acompanhados por guias, permitem avistar as baleias das dunas, costões e mirantes naturais, sendo a região, o único local do Brasil que é possível avistar as baleias da beira da praia!
Por que as baleias escolhem Santa Catarina?
As baleias francas chegam no litoral catarinense depois do fim do verão no hemisfério sul, em busca de águas mais quentes, tranquilas e rasas, que se confirmam o ambiente perfeito para acasalar, parir e amamentar seus filhotes.
Ao passar pelo inverno e parte da primavera, com os filhotes mais fortes, elas fazem o caminho de volta para a Antártida.
A baleia franca fêmea e adulta pode chegar até 18 metros e pesar até 60 toneladas, enquanto o macho mede, em média, 16 metros. O período de gestão é de um ano e o filho, em geral, nasce com quatro toneladas e quatro metros, mamando 200 litros de leite e engordando 50 quilos por dia logo nas primeiras semanas de vida.
De natureza dócil, a baleia franca está protegida de caça há menos de 50 anos. Embora recente, a proibição tem permitido a retomada das baleias, que chegaram a ser consideradas extintas em águas brasileiras: em setembro de 2021, foram avistadas 120 baleias.
Colaboração Ciclo Vivo