Estimativa é de que sejam feitos entre 60 e 80 partos por mês
Depois de mais de um ano com os serviços interrompidos, a maternidade e pediatria do Hospital Santa Terezinha, em Braço do Norte, no Sul catarinense, foram reabertas. A estimativa é de que sejam feitos entre 60 e 80 partos por mês, o que vai ajudar a desafogar o atendimento em outros hospitais da região.
Segundo a direção do hospital, os atendimentos foram interrompidos, porque não havia profissionais disponíveis no mercado. Foi preciso fazer uma busca até fora do estado para encontrar especialistas. Agora, a unidade conta com dois médicos plantonistas que já atuam desde o último dia 16.
Por enquanto, os setores de maternidade e pediatria do hospital atendem apenas casos de baixo risco e não dispõem, por exemplo, de UTIs neonatais ou pediátricas, que continuam sendo um problema a ser resolvido no Sul catarinense.
Apesar disso, a reabertura dos serviços deve ajudar a desafogar, principalmente, o atendimento infantil no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão. A unidade absorveu boa parte dos atendimentos de maternidade e pediatria da região de Braço do Norte.
O local, inclusive, registrou superlotação na maternidade por diversas vezes. Em média, o hospital tem feito 300 partos no mês. Desses, cerca de 10% são de moradoras da região de Braço do Norte.
Por João Paulo Messer/ND+