O Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foi acionado na noite dessa sexta-feira, 16, por volta das 21h, pela Central de Operações, informando sobre um naufrágio que teria ocorrido na região próximo à Garopaba.
Após levantamento de mais informações sobre o ocorrido, por parte do GBS, essas não mostravam-se precisas, desfavorecendo uma busca eficiente por água no local naquele momento, em especial, pelas condições do mar, reflexo da passagem o ciclone.
Em continuidade ao tratamento das informações recebidas, surgiram novas averiguações de que o local do naufrágio não teria sido próximo a Garopaba, e sim mais ao norte e pra fora, cerca de 160km da costa partindo do Norte da Ilha.
Após contato com uma embarcação de grande porte, apoio de um navio de pesquisa que trabalha na região, o qual teve comunicação com a embarcação antes do naufrágio e que esse barco de apoio já realizava buscas na região, inclusive com uso de radar.
Tendo em vista a distância da costa, as embarcações do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina não possuem capacidade de resposta operacional a essa distância da costa, ou seja, autonomia de combustível, tecnologia e competência legal para navegar em águas tão distantes.
Dessa forma, o Salvamar Sul, Serviço de Busca e Salvamento da Marinha do Brasil passou a coordenar as operações de busca no local, com apoio da Força Aérea Brasileira.