Sala Rosa, inaugurada na DPCAMI por intermédio do projeto OAB Por Elas, receberá mulheres para escuta humanizada, além de prestar assistência jurídica gratuita
A partir desta terça-feira, as mulheres da região, vítimas de violência doméstica, têm um novo local para atendimento. Foi inaugurada na tarde de ontem, a “Sala Rosa”, que faz parte do Projeto OAB Por Elas, na Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) de Criciúma. O espaço terá atendimentos presenciais todas as terças e quintas-feiras, das 13h às 17h, por advogadas voluntárias. Nos outros dias da semana, quem procurar a DPCAMI terá o atendimento agendado.
Já as mulheres que forem ao local para registrar boletim de ocorrência ou solicitar medida protetiva serão acolhidas e atendidas por advogadas voluntárias, cadastradas no sistema de assistência judiciária gratuita. A assistência será concedida para as vítimas que provarem sua hipossuficiência econômica e, consequentemente, terão acompanhamento processual de forma gratuita nas delegacias especializadas e no Judiciário.
O ato de inauguração reuniu autoridades locais e regionais. “Fortalecer a rede de proteção e combate à violência doméstica é um ato importante de enfrentamento à violência. O objetivo é que todas as cidades tenham uma sala como essa”, ressaltou a vice-presidente da OAB Subseção Criciúma, Rosana Guimarães Correa. “O trabalho é árduo para todos e abrange nosso atendimento e acolhimento. Parabéns aos voluntários, plantonistas e todos que estão envolvidos no combate à violência”, emendou a advogada Patricia Nicodemus Valenzuela, coordenadora estadual do Projeto OAB Por Elas.
Com informações do TNSul