O intuito da iniciativa é enaltecer as mulheres que fizeram ou fazem parte do Legislativo de Lauro Müller.
A Galeria Lilás, criada por meio Resolução nº 3/2023, de autoria da vereadora Ema Hofmann Benedet, foi inaugurada em Lauro Müller, nesta segunda-feira, dia 22. O intuito da iniciativa é enaltecer as mulheres que fizeram ou fazem parte do Legislativo de Lauro Müller.
Desde a eleição da vereadora Dilma do Espírito Santo, em 9 de abril de 1961, quando, pela primeira vez, uma mulher ocupou uma cadeira no Legislativo lauromüllense, a participação feminina na política do município tem evoluído lentamente.
Nos 66 anos de história de Lauro Müller, apenas 11 mulheres tiveram a oportunidade de se tornar vereadoras, na condição de titulares ou de suplentes. Na atual legislatura, as vereadoras eleitas representam 22,25% do total de vagas.
Na Galeria Lilás, foram homenageadas, até o momento, as seguintes mulheres: Dilma do Espírito Santo, Terezinha da Costa Bochi, Laudicéia Righetto Rotta, Heloisa Ramos Gazola, Soraya Cúrcio Librelato, Ema Hofmann Benedet e Sysse Alves Velho.
“As conquistas desde de 1961 foram importantes para chegarmos até aqui, mas há muito mais a ser conquistado ainda e nós iremos em busca disso. Para mim, é uma honra iniciar esta galeria e poder acompanhar, com o passar do tempo, mais quadros sendo colocados em nossa Galeria Lilás”, afirmou a vereadora e presidente da Casa Legislativa, Ema Hofmann Benedet.
Sessão ordinária
Também nesta segunda-feira, foi realizada a sessão ordinária. Na ocasião, atendendo ao Requerimento nº 6/2023, do vereador Rodrigo Dias, a secretária de Turismo de Lauro Müller, Patrícia Pontaldi Breis, fez uso da tribuna para falar sobre os trabalhos desenvolvidos e respondeu às perguntas dos vereadores.
Entre as Proposições, estava a Indicação nº 60/2023, de autoria dos vereadores Lindomar Cataneo, Ema Hofmann Benedet, Sysse Alves Velho, Rodrigo Dias, Manoel Leandro Filho e Valdecir Miotello: Que o Executivo Municipal viabilize um termo de cessão de uso do prédio onde funcionava o antigo Centro de Especialidades Médicas, em frente à sede da APAE, em favor da Associação de Pais e Amigos de Autistas (AMA) de Lauro Müller.
Justificativa: “Desde a sua fundação, em 2 de agosto de 2021, a AMA vem promovendo com excelência aquilo que está proposto em seu estatuto: o bem-estar e o ajustamento dos indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Considerando a relevância desta entidade para a nossa sociedade, é importante que o poder público, de alguma forma, contribua e auxilie para que a AMA possa continuar atuando e assistindo os indivíduos com Transtorno do Espectro Autista. A título de informação, a AMA assiste atualmente 30 autistas, em Lauro Müller e, de acordo com registros da entidade, tem sete crianças e jovens na fila de espera aguardando por uma vaga”.