Bastou esquentar para um velho problema na orla do Balneário Rincão acontecer: o tráfego intenso de carros e motocicletas. A Polícia Militar (PM) de Balneário Rincão deve intensificar a fiscalização contra veículos que circulam pela beira-mar do município. De acordo com o tenente-coronel Cosme Manique Barreto, comandante da Guarnição Especial da Polícia Militar em Içara, os veículos não poderão trafegar em áreas delimitadas para banhistas durante o Verão.
Esta área deve, no entanto, estar anunciada em placas de proibições e delimitada por mourões de cerca. “A princípio, a beira-mar é considerada uma via desde que não tenha barreiras, mas a partir do momento em que está sinalizada com a proibição, a PM deve fiscalizar e multar os carros que estão circulando pela área reservada a banhistas. A multa é a mesma para carros que estacionam em calçadas, por exemplo”, explica o tenente-coronel.
Segundo o site Engeplus, a intensidade da fiscalização aumenta com a chegada do calor, já que o clima faz com que o movimento na praia aumente, principalmente nos finais de semana. “A partir de agora, o pessoal começa a frequentar o balneário, e com isso nós aumentaremos o cuidado com veículos na beira-mar, tanto os que estão estacionados quanto os que estão circulando. Já existe, inclusive, um pedido do Ministério Público Federal (MPF) para que a prefeitura proíba qualquer tipo de circulação na orla marítima”, avalia Barreto.