Saúde

Orleans emite alerta para infestação do mosquito da Dengue

Somente este ano, já foram identificados 14 focos do mosquito na Cidade de Orleans

Foto: Arquivo PMO/Divulgação

A Secretaria de Saúde de Orleans, por meio da Vigilância Epidemiológica e da Equipe de Combate às Endemias, emitiu um alerta para o Alto Risco de Infestação do Mosquito Aedes Aegypit, transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya. Somente este ano, já foram identificados 14 focos do mosquito na cidade, em armadilhas e pontos estratégicos do Programa de Combate à Dengue.

Com o aumento de casos de Dengue na região Sul de Santa Catarina e principalmente devido à proximidade com a cidade vizinha de São Ludgero que já identificou infestação pelo mosquito Aedes Aegypit, segundo o município, o momento é de atenção para identificação e monitoramento de focos do mosquito e dos casos suspeitos de Dengue em pacientes atendidos nos serviços de saúde de Orleans.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

A Dengue é uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Ela é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada. Os sintomas da dengue são: febre, cefaleia, mialgias, artralgias, dor retro-orbital. Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para formas graves, apresentando manifestações hemorrágicas.

Ainda não existe uma vacina ou medicamento contra a Dengue, o controle vetorial é a única forma de diminuir o número de casos. O controle da Dengue exige o esforço de todos, para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Ações como varreduras em áreas próximas aos focos, campanhas educativas e fiscalização de terrenos baldios estão sendo realizadas.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!