Geral

Frentes frias e ciclone: SC terá tardes de sol, noites congelantes e formação de geada

Tanto as variações da temperatura entre as tardes e as madrugadas como a umidade relativa do ar influenciam diretamente na saúde; veja detalhes para se proteger das frentes frias

Foto: Divulgação/ Wagner Urbano/ND

O frio veio com tudo! Santa Catarina está sob a influência de uma massa de ar seco e frio desde a última quarta-feira (10), resultando em um clima estável com predominância de sol, noites e madrugadas frias, tardes agradáveis e baixa umidade relativa do ar.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Esse sistema está sendo fortalecido pela formação de frentes frias e ciclones no mar, que trazem novas massas de ar seco para se unirem à que já está presente no Estado. Como resultado dessa condição, há a persistência do tempo seco e das noites frias, com a ocorrência ampla de geada.

Previsão para os próximos dias

Quarta-feira (17)

A quarta-feira (17) começa com chance de geada na Serra e de nevoeiros em pontos do Estado. Ao longo do dia, segue com o predomínio de sol a poucas nuvens em SC, por conta da atuação de uma área de alta pressão. Amanhecer com temperaturas perto de 2°C na Serra, de 12 a 18°C no litoral, Baixo/Médio Vale e de 5 a 11°C nas demais áreas.

À tarde, as máximas chegam aos 21°C no Planalto Sul e variam de 22 a 26°C no restante de SC. Ainda, a umidade pode ficar abaixo de 40% em pontos do Grande Oeste e Planaltos no turno da tarde. Ventos de quadrante sul passando para nordeste, com fraca intensidade. Não há riscos para ocorrências relacionadas às condições meteorológicas.

Quinta-feira (18)

A quinta-feira (18) inicia com chance de geada na Serra, Meio Oeste e nevoeiros em pontos isolados do Estado. Ao longo do dia, com predomínio de sol a poucas nuvens em SC, por conta da permanência da atuação de uma área de alta pressão. Amanhecer com temperaturas de 12 a 17°C no litoral, Baixo/Médio Vale e de 5 a 11°C nas demais áreas de SC.

À tarde, as máximas chegam aos 23°C no Planalto Sul, 26°C no Litoral Sul, Extremo Oeste, entre 22 a 25°C nas demais regiões. Ventos de fraca a moderada intensidade, com direção nordeste. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 50 km/h, na faixa costeira do Litoral Sul ao Baixo Vale do Itajaí. Não há riscos para ocorrências relacionadas às condições meteorológicas.

Sexta-feira (19) e sábado (20)

A sexta-feira (19) e o sábado (20) seguem com predomínio de sol a poucas nuvens em SC por conta da manutenção da atuação de uma área de alta pressão.

A partir do final da noite de sábado, a aproximação de uma fraca frente fria deve ocasionar aumento de nuvens nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.

Em relação às temperaturas, os dias permanecem com características típicas de Outono: início das manhãs com frio e tardes amenas. De maneira geral, o interior de SC tem mínimas abaixo dos 10°C e as máximas variam de 21 a 27°C no Estado.

Com as frentes frias, é preciso cuidado com a saúde

Por conta da manutenção das temperaturas dos próximos dias, com temperaturas mínimas abaixo de 0°C nas áreas altas da Serra e entre 5 e 10°C nas demais regiões, a Defesa Civil de Santa Catarina reforça as orientações para os cuidados necessários, como buscar abrigo nos horários de maior frio, permanecer hidratado, sobretudo nas tardes quando a umidade relativa do ar tende a ficar abaixo dos 30% o interior do Estado e em torno dos 40% no Litoral.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Tanto as variações da temperatura entre as tardes e as madrugadas como a umidade relativa do ar influenciam diretamente na saúde, favorecendo maior frequência de quadros alérgicos e gripais, como também de irritação nos olhos e garganta.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Sábado amanhece com geada na Serra de SC e termômetros abaixo de 0°C

Árvores congelaram no Centro de São Joaquim e termômetros marcaram -4ºC.

Governo de Lauro Müller organiza relatório com danos causados por ciclone no setor de Turismo

Foram apontados seis casos de danos com gravidade à estrutura física de empreendimentos, afetando um estabelecimento de entretenimento, dois restaurantes, um restaurante/centro de eventos, uma lanchonete e uma pousada.

Com temperatura negativa, Serra tem até ‘boneco de geada’

Domingo será de sol em Santa Catarina