Os muros de concreto armado estão sendo construídos nas margens dos rios que foram afetadas por cheias no ano passado
A Secretaria de Obras, Viação e Urbanismo de São Ludgero está recuperando margens de rios e laterais de vias, comprometidas durante as fortes chuvas que caíram nos meses de maio e dezembro de 2022. Atualmente, estão sendo construídos dois muros de contenção reforçados com concreto armado, as margens da Rodovia Vereador João Becker (Estrada Geral Barra do Norte).
As construções estão acontecendo e devem solucionar os problemas de desmoronamentos que estavam acontecendo em dias de chuvas podendo comprometer a pavimentação asfáltica. É preciso registrar que vários pontos já foram recuperados com enrocamentos de pedra e aterramentos. Outra obra importante realizada foi a concretagem da cabeceira que dá acesso a ponte e a pavimentação em concreto de parte da via, localizada na comunidade da Nova Estrela, na divisa com o município de Braço do Norte.
O prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, e o Secretário de Obras, Viação e Urbanismo, Afonso Boeing, lembram que um detalhado levantamento técnico foi feito em relação aos prejuízos causados pelas chuvas em 2022. “Seguimos todas as orientações da Defesa Civil, fizemos o cadastramento no sistema, levantamento técnico e tudo mais. E até agora não recebemos nenhum centavo do Governo do Estado e nem do Governo Federal. Diante desta situação nós da Prefeitura estamos recuperando o que é possível, priorizando, diante da capacidade financeira permitida”, ressalta o prefeito.
O secretário Afonso lembra que o fato de o município ter estradas margeando rios a exemplo do rio Braço do Norte, acabaram resultando em grandes estragos e a necessidade de expressivo investimento para recuperação completa.