Geral

Denúncias de violações contra idosos crescem 56% em SC no primeiro trimestre

Em todo o país, o aumento nos três primeiros meses de 2023 foi de 97%

Foto: MDHC/Divulgação/ND

Nos primeiros três meses de 2023, as violações de direitos humanos contra pessoas idosas alcançaram 7,4 mil registros em Santa Catarina. O número é 56% maior se comparado com o mesmo período de 2022, quando foram contabilizadas 4,7 mil violações.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

De acordo com o MDHC (Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania), esses números podem envolver um número menor de pessoas físicas, pois uma denúncia pode ser registrada a respeito de mais de uma violação.

Em todo o país, o aumento nos três primeiros meses de 2023, quando comparado como mesmo período do ano anterior, foi de 97%. As violações de direitos humanos contra pessoas idosas alcançaram 202,3 mil registros em todo o país, em 2022 esse número atingiu 102,8 mil.

Os dados completos podem ser acessados por meio do painel da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.

A Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa atribui o aumento dos dados ao trabalho de divulgação Disque 100. O serviço funciona diariamente, 24h por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100.

O Disque 100 também pode receber denúncias via WhatsApp, pelo número (61) 99611-0100.

Notícias Relacionadas

Governo sanciona Lei que autoriza farmácias e drogarias a receberem denúncias de violência doméstica contra a mulher

Ao receberem a denúncia, os atendentes devem comunicar imediatamente às autoridades competentes

MPT recebe 7,5 mil denúncias de violação trabalhista durante pandemia

Em 10 dias houve um salto de 30,2% nas denúncias

Prefeitura de Treviso emite nota esclarecendo as denúncias de possíveis fraudes em processo licitatório

A denúncia contra o prefeito e o secretário de Esporte foi feita pelo assessor parlamentar do Legislativo, Dalto Venâncio nesta terça-feira (24)

PROCON e CELESC fiscalizam residências após denúncias