Acadêmicos de Engenharia Mecatrônica puderam conhecer mais sobre metodologias utilizadas no mercado de trabalho
A importância de técnicas para acelerar a entrega de projetos/produtos e métodos de gestão de produção foi tema da palestra com diretor de Operações da Procer Automação, Evando Pavei Piucco. O profissional bateu um papo sobre a importância das metodologias ágeis na era da transformação digital com os alunos da disciplina de “Sistema Flexível de Manufatura” do curso de Engenharia Mecatrônica do Centro Universitário UniSatc.
Além da conversa com os acadêmicos, o palestrante realizou uma atividade onde os alunos foram divididos em grupos e incentivados a utilizar umas das metodologias explicadas em uma linha de produção fictícia com finalidade de produzir aviões de papel com características pré-determinadas pelo cliente.
“As metodologias ágeis são ferramenta valiosa para gerenciar a complexidade que os Sistemas Flexíveis de Manufatura têm. É necessária a habilidade de responder rapidamente às mudanças nas necessidades geradas pelo cliente e deve ser um dos pilares para aperfeiçoar os processos produtivos. A importância da colaboração e da comunicação contínua entre as equipes de desenvolvimento e o cliente é ferramenta indispensável para qualquer processo produtivo, bem como a entrega constante de valor, por meio de mercadorias ou produtos, ao cliente.” comentou do professor da disciplina, Marcos Antonio Jeremias Coelho
O curso de Engenharia Mecatrônica tem realizado palestras e workshops com os acadêmicos sempre com o intuito de fortalecer os laços com a indústria, demonstrando exemplos que acontecem no mercado de trabalho.
“A interação dos acadêmicos com profissionais do mercado proporciona a compreensão da aplicação de técnicas através de cases reais e, consequentemente, enriquece a formação do futuro engenheiro mecatrônico”, afirmou o coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica, João Mota.