Geral

Pré-definidas as sedes no Sul do Estado para o projeto piloto dos Creas regionais

Foto: Divulgação

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria da Assistência Social, Mulher e Família, pré -definiu as sedes dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) regionais que serão implantados em um projeto piloto executado na Macrorregião Sul. Ele vai garantir 100% de cobertura no atendimento de 27 municípios no que diz respeito à Proteção Social Especial de Média Complexidade.

A intenção é que os Creas regionais sejam instalados em Santa Rosa do Sul, Turvo, Armazém e Jaguaruna. Há poucos dias servidoras da SAS estiveram em Santa Rosa do Sul em uma reunião com prefeitos e gestores da Assistência Social para esclarecer dúvidas e também visitar imóveis que poderiam receber esses equipamentos.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

A diretora de Assistência Social da SAS, Gabriella Dornellles, explica que hoje a maioria dos municípios catarinenses são de pequeno porte e não conseguem ter instituídos nos seus territórios os Creas que são equipamentos especializados para atender todos os tipos de violações de direitos, como violência física, psicológica e sexual, por exemplo. “Por isso essa regionalização é importante. Cada Creas atenderia entre seis e oito municípios, beneficiando em torno de 242 mil pessoas”, ressalta

Gabriela comenta ainda que o processo está avançando e sendo construído em parceria com os municípios. A intenção é inaugurar as sedes dos Creas regionais ainda este ano na Macrorregião Sul, que hoje possui apenas 40% de cobertura no atendimento. A implantação era um pedido dos próprios municípios há mais de 10 anos e que agora está sendo atendido pelo Governo do Estado.

Notícias Relacionadas

Cerca de metade dos pontos analisados estão próprios para banho no Litoral catarinense

Operação “Estação Inverno Santa Catarina” será lançada no Estado

Balneabilidade: mais de 70% dos pontos analisados estão próprios para banho no Estado

Finalmente vai sair do papel: autorizado edital para construção da Ponte do Pontal em Laguna