Ponte de concreto foi levada pelas cheias do ano passado e ainda não foi reconstruída. Uma ponte baixa foi feita ao lado, mas a cada chuva é levada ou alagada e os moradores acabam ficando ilhados
Moradores da comunidade de Brusque do Sul, em Orleans, fizeram uma “comemoração” com balões e canto de feliz aniversário, em um dos pilares da ponte que foi levada há um ano pelas fortes chuvas e não foi reconstruída. Ao lado, a prefeitura de Orleans fez uma ponte provisória de madeira que fica bem próxima do rio, a chamada ‘ponte baixa’, mas que, segundo moradores, também é levada ou alagada por chuvas mais fortes, impossibilitando a passagem.
“Essa ponte e muito importante, são estudantes de várias comunidades que dependem do acesso, além dos moradores. Nós temos uma empresa e quando a ponte é carregada, os funcionários não conseguem atravessar e temos que fazer um trajeto de 10 quilômetros para buscá-los”, afirmou a empresária Paula Menegasso Coan. Segundo ela “ninguém esclarece o porquê da demora e eles não conversam com a comunidade. Já oferecemos ajuda para fazer pelo menos uma ponte de arame, mas ninguém toma providências”.
O morador Sérgio Ferrareis também se diz cansado de esperar pela construção da ponte “A gente está cansado de esperar, por que essa ponte para nossa comunidade é muito importante, sem ela para tudo aqui, e esses políticos só enrolam a gente”, destacou.
Moradora da comunidade, a agente de saúde, Giovana Terezinha Nunes Souza, enfrenta os problemas da ausência da ponte. Ela gravou o vídeo da “comemoração” e conta que seu trabalho é feito nas comunidades que dependem dessa travessia e ela acaba sendo igualmente prejudicada. “Se eu vejo que vai chover, eu tenho que atravessar antes que fique ilhada também”, enfatizou.
Um dos vereadores que acompanha o drama da comunidade é Valter Orbem (PSD). Segundo ele as pontes paliativas já foram feitas mais de cinco vezes, causando revolta nos moradores. Ele relembra que em junho do ano passado a prefeitura afirmou que já tinha os recursos para a reconstrução da ponte de Brusque do Sul e outras que também precisam ser reconstruídas, mas, segundo ele, o projeto demorou, mudou o governo e os valores foram bloqueados. “Demoraram para fazer o projeto e perderam o dinheiro, agora têm que começar do zero, caçando recursos que já estavam garantidos”, disse o vereador, mostrando um ofício encaminhado pela prefeitura à Câmara de Vereadores, falando sobre novo pedido feito ao executivo estadual. “Toda semana falamos disso na tribuna da câmara, inclusive com a presença de moradores que não aguentam mais esse problema”, enfatizou Orbem.
Promessa de liberação
O secretário de Infraestrutura e Obras de Orleans, Rodrigo Vieira, conversou com o Portal Sulinfoco em março e na época disse que havia um a promessa do Governo do Estado para liberação dos recursos. “Existe a promessa de que os recursos sejam liberados ainda este mês. As pontes já foram licitadas e devem iniciar assim que liberar o dinheiro”, relatou o secretário naquela ocasião.