A Gerência do Bem-estar Animal da Secretaria de Pesca e Agricultura de Laguna e a Delegacia de Polícia Civil promoveram uma ação conjunta que resultou em uma inspeção em residência no bairro Canto da Lagoa, na região da ilha. A operação tinha como objetivo apurar denúncias de maus-tratos a um cão que vivia no local.
Os agentes da Gerência do Bem-estar Animal já haviam visitado a residência duas vezes. Na primeira ocasião, ninguém estava presente no local, e na segunda, a entrada do veterinário foi negada pela moradora, sendo possível apenas observar o animal à distância.
No entanto, na última terça-feira, 25, os agentes conseguiram autorização do casal residente para que o veterinário examinasse o cão. Durante o exame, constatou-se que houve melhorias nas condições gerais do ambiente e que algumas orientações dadas na última visita foram seguidas, como a adequação climática, a limpeza das fezes e o aumento do espaço disponível para o animal.
Após a inspeção, foram confeccionados um Termo de Orientação e um Termo de Responsabilidade, garantindo que todos os itens de bem-estar sejam atendidos. Entre as medidas necessárias estão a manutenção da higiene do local e dos recipientes de alimento e água, o tratamento veterinário adequado para o aumento de volume observado no animal e a castração, já que o cão possui características semelhantes à raça Pit Bull.
Situação encontrada
O animal é um macho de raça assemelhada ao Pitbull, não castrado, amarrado em corda naval medindo aproximadamente dois metros e meio. Os potes de água e comida apresentavam baixa higienização, e as fezes pareciam ser removidas diariamente, enquanto a urina não era visível, pois o animal ficava sobre areia de praia. O cão apresentava baixo escore de condição corporal (3/9), desidratação leve, mucosas hipocoradas e um aumento de volume com aspecto ulcerado na região caudal do fêmur esquerdo, medindo aproximadamente 15 centímetros de diâmetro, com histórico relatado de “berne” no local há mais de três meses.
Conclusão
Apesar da falta do exame físico em data anterior, as orientações foram acolhidas pelos tutores de maneira parcial, resultando em melhorias na qualidade de vida do animal, como a situação higiênica e a proteção climática. Entretanto, a observação da evolução clínica é indicada, e visitas continuadas são sugeridas para regularização dos pontos insatisfatórios, como a falta de higiene com os utensílios para alimentos e água, o espaço pequeno, a nutrição inadequada e a castração, visando o cumprimento da Lei Estadual 14.204/2007.
O Secretário de Pesca e Agricultura, Dener Vieira, expressou sua felicidade e gratidão pela colaboração da Polícia Civil e a nova fase de parceria entre as instituições: “É uma grande satisfação ver o trabalho conjunto entre a Gerência do Bem-estar Animal e a Polícia Civil. Essa parceria é fundamental para garantir a proteção e o bem-estar dos animais em nossa cidade.
A Gerência do Bem-estar Animal de Laguna incentiva a população a denunciar casos de maus-tratos a animais de forma anônima, colaborando para o combate a esse tipo de crime e promovendo o bem-estar dos animais.
Contato para denúncias
Telefone/Whats Bem Estar Animal: (48) 3644-0013