Sessão contou também com uma Indicação e com seis vereadores que fizeram uso da tribuna.
Dois Projetos de Lei, um Projeto de Decreto Legislativo, uma Moção de Pesar e um Pedido de Informação foram aprovados pelos vereadores de Lauro Müller. Além disso, uma Indicação foi apresentada na oportunidade. A sessão ordinária foi realizada na noite desta segunda-feira, dia 24.
No Grande Expediente, fizeram uso da tribuna, os seguintes vereadores: Valdecir Miotello (PDT), Ricardo Fontanella (PP), Guilherme Coan (PP), Lindomar Cataneo (PSD), Sysse Alves Velho (MDB) e Ema Hofmann Benedet (MDB).
Confira a sessão ordinária na íntegra por meio deste link.
Proposições
Indicação nº 49/2023, de autoria da vereadora Ema Hofmann Benedet: Construção de uma nova ponte pênsil, em substituição à existente sobre o Rio Tubarão, que faz a ligação do bairro Sumaré à Praça Paulo Gazola, no Arizona; e de uma praça pública no terreno onde fica a cabeceira desta ponte, no Sumaré.
Ordem do Dia
Projeto de Lei Ordinária nº 11/2023, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo Municipal a instituir o Programa de Lixeiras no Município de Lauro Müller. Aprovado por unanimidade.
Projeto de Lei Ordinária nº 13/2023, de autoria do Poder Executivo, que “autoriza o Município de Lauro Müller a firmar parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária/Universidade Federal de Santa Catarina – Fapeu/UFSC”. Aprovado por unanimidade.
Projeto de Decreto Legislativo nº 2/2023, de autoria do vereador Lindomar Cataneo, que “concede o título de cidadão honorário do Município de Lauro Müller ao senhor deputado estadual Júlio César Garcia”. Aprovado por unanimidade.
Moção nº 6/2023, de autoria dos vereadores Ema Hofmann Benedet, Sysse Alves Velho, Rodrigo Dias, Valdecir Miotello, Alexsandro Marchioli, Guilherme Coan, Lindomar Cataneo, Manoel Leandro Filho e Ricardo Fontanella. Aprovada por unanimidade.
Moção de Pesar ao senhor Paulo César Antunes e família, pelo falecimento de seu pai, ex-vereador Igino Delfino Antunes, ocorrido em 16 de abril de 2023. Igino Delfino Antunes nasceu em 1º de outubro de 1934, no município de Imaruí. Iniciou sua carreira política em Lauro Müller, no ano de 1982, quando disputou as eleições municipais, concorrendo a uma cadeira na Câmara Municipal de Vereadores. Naquela oportunidade, disputou pelo Partido Democrático Social – PDS, recebendo 190 votos, que não foram suficientes para sua eleição, ficando na terceira suplência de seu partido.
A partir dali, foi eleito vereador duas oportunidades. Nas eleições municipais de 15 de novembro de 1988, quando disputou o pleito pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB, recebeu a maior votação, entre todos os pretendentes a uma cadeira no Legislativo da cidade. Foram depositados em seu nome nas urnas, 369 votos, correspondente a 4,72% do total de votos válidos. Em 3 de outubro de 1992, Igino voltou às urnas como candidato à reeleição para vereador. Logrou êxito novamente, recebendo um total de 294 votos, o que lhe garantiu o terceiro lugar entre os mais votados no geral.
Igino foi um dos nove vereadores constituintes que trabalhou na elaboração e promulgação da Lei Orgânica do Município de Lauro Müller, em 5 de abril de 1990. No período que exerceu mandato de vereador, Igino Delfino Antunes atuou fortemente em defesa das pessoas mais carentes e necessitadas. Defendeu bandeiras nas áreas da agricultura, saúde, bem-estar social e do emprego e renda para o povo de Lauro Müller. No governo do ex-prefeito Renê da Silva (1993/1996), Igino ocupou o cargo de secretário municipal de Obras.
Com um espírito solidário marcante, Igino estava sempre pronto e com a mão estendida para ajudar o próximo, seja qual fosse a necessidade. Desde muito jovem, Igino trabalhou na agricultura, plantou por muitos anos o fumo, como cultura principal em sua propriedade, na localidade de Rio Amaral Rádio, onde hoje reside um de seus filhos, o ex-vereador e ex-vice-prefeito Paulo César Antunes. Apaixonado por futebol, Igino sempre esteve envolvido com este esporte no município, ocupando inclusive o cargo de presidente do Henrique Lage Futebol Clube, um dos mais tradicionais times da cidade. Por tudo o que representou para a nossa cidade, o Poder Legislativo de Lauro Müller manifesta, nesta ocasião, os votos de mais profundo pesar aos familiares de Igino Delfino Antunes, por seu falecimento aos 88 anos de idade.
Pedido de Informação nº 4/2023, de autoria do vereador Guilherme Coan: Informar a esta Casa Legislativa quais os valores repassados mensalmente pela Casan à Prefeitura de Lauro Müller nos anos de 2021 e 2022, e onde foram aplicados, se em pavimentos nas vias inteiras ou em operações tapa-buracos. Justificativa: “os vereadores são constantemente cobrados, pela população, pela demora no conserto dos pavimentos nas ruas que foram abertas para os serviços daquela concessionária. Por isso, a necessidade de saber sobre valores mensais recebidos e os locais onde foram empregados os recursos”. Aprovado por unanimidade.