Com consultoria do coronel Márcio Cabral, junto a forças de segurança do município, foram traçadas 12 ações voltadas à segurança
O prefeito Fernando de Fáveri se reuniu nesta quinta-feira (13), com autoridades da administração municipal, polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros para alinhar as ações que serão realizadas nos próximos dias e também a médio prazo. No encontro, foi formada a Rede de Proteção Escolar.
Estiveram presentes o comandante do Corpo de Bombeiros do município, Lucas Matias, a agente da Polícia Civil, Andréa Lopes, o Sargento da PM de Cocal do Sul, Marcelo Carradore, o comandante do 29ª Batalhão da PM de Içara, Tenente-coronel Eduardo Moreno, o Tenente da Polícia Militar, Henrique Carrer Arent, além do consultor em segurança privada e Coronel da PM, Márcio Cabral, que neste encontro prestou consultoria na área de segurança devido à expertise na área de atuação há mais de 30 anos. Também participaram gestores da administração municipal.
“O município está fazendo o orçamento para a contratação de vigias nas escolas; estamos estruturando um plano de segurança permanente e eficaz, que durará para sempre; neste primeiro momento estamos tomando algumas medidas emergenciais e ao mesmo tempo formando um projeto estruturado que irá garantir a segurança para nossas crianças e adolescentes”, explica o prefeito.
O grupo formado será liderado pelo secretário de Administração, Fazenda e Planejamento, Juarez de Souza Medeiros (que também é delegado aposentado), e contará com um corpo técnico para executar as estratégias já definidas. Além disso, será implantado o Gabinete de Gestão Integrada do Município, formado por estes profissionais.
“O projeto que elaboramos possui 12 ações que têm seu coordenador e prazo de entrega, e com certeza Cocal do Sul larga na frente dos demais municípios tendo a possibilidade de ter um projeto estruturado para a rede de proteção escolar da comunidade”, declara o Coronel Cabral.
Também foi decidido que serão contratados vigias para todas as 12 escolas da rede municipal de ensino, em período comercial, sendo 12h nas creches e 8h nas três escolas. A prefeitura já está fazendo orçamento para dar início à contratação de forma imediata. Além disso, também será feito um cronograma em que a PM irá intensificar a ronda nas escolas diariamente, avaliando também a segurança de cada instituição de ensino, podendo modificar a estrutura, como o aumento nos muros.
O Tenente-coronel Moreno irá realizar uma palestra de capacitação e treinamento aos gestores da Educação, incluindo as diretoras das escolas, sobre como se deve agir em casos de ataque, cujas medidas são divididas em três tópicos: Fugir, Esconder e Lutar. A capacitação irá acontecer na próxima semana, junto à PM em parceria com a Secretaria de Educação.
“A PM está ampliando as rondas em frente às escolas, estamos fazendo consultorias, em que um policial militar qualificado vai até o ambiente escolar e atua na rotina dos alunos e professores, identificando pontos de vulnerabilidade e prestando orientação”, declara o Tenente-coronel Moreno.
Tendo em vista a quantidade de informações que vêm circulando nos últimos dias, principalmente depois do ataque à creche em Blumenau, será criado um grupo de whatsapp que terá o objetivo de checar as informações que chegam, se são “fato ou fake”, para combater as fake news. Esse grupo será comandado pela Polícia Civil. A polícia também irá apurar e intensificar as investigações voltadas aos crimes cybernéticos.
Também será distribuída uma cartilha de segurança nas escolas, de maneira educativa, para os alunos da rede municipal de ensino, também uma parceria entre a PM e Secretaria de Educação. O secretário da pasta, Lucas Pereira, é quem está em busca da produção da cartilha que em breve será distribuída.
A partir da próxima semana, terá início o quadro “Momento da Segurança”, na rádio comunitária da cidade, a fim de aproximar as forças de segurança do município com a população, tendo toda semana a participação no período da tarde um policial militar, civil, bombeiro ou um representante da prefeitura.
“Tanto a Secretaria de Educação como as forças de segurança estão alinhadas para trabalhar em conjunto, traçando planos efetivos; pedimos calma a todos os pais e professores, pois é um momento em que precisamos unir forças, pedimos para não propagarem fake news, tomem cuidado, mantenham a calma e conversem com os diretores”, orienta o secretário de Educação, Lucas Pereira.