Na ocasião, o técnico da Epagri de Lauro Müller, Paulo Freiberger, fez uso da tribuna e tirou dúvidas dos vereadores.
Os vereadores de Lauro Müller discutiram sete Indicações e aprovaram uma Moção de Apoio durante a sessão ordinária realizada na noite desta segunda-feira, dia 10, sob a presidência da vereadora Ema Hofmann Benedet (MDB). No Grande Expediente, o técnico da Epagri de Lauro Müller, Paulo Freiberger, fez uso da tribuna e esclareceu a respeito dos trabalhos realizados e, posteriormente, respondeu aos questionamentos dos vereadores.
Confira a sessão ordinária na íntegra por meio deste link.
Proposições
Indicação nº 42/2023, de autoria dos vereadores Ema Hofmann Benedet, Sysse Alves Velho, Rodrigo Dias, Valdecir Miotello, Alexsandro Marchioli, Guilherme Coan, Lindomar Cataneo, Manoel Leandro Filho e Ricardo Fontanella. Contratação de vigias especializados para atuarem em todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Lauro Müller.
Justificativa: “A segurança escolar é imprescindível para que pais e responsáveis fiquem tranquilos ao deixar seus filhos na escola, além de minimizar os riscos de delinquentes adentrarem no ambiente. A preocupação com a segurança das nossas crianças e adolescentes aumentou, ainda mais, com o recente ataque a uma creche de Blumenau, onde o criminoso invadiu o ambiente escolar, matou quatro crianças e feriu outras cinco, utilizando como arma uma machadinha.
Entendemos que o Poder Público não pode se omitir diante de situações como essa, que serve de alerta para aprimorarmos a segurança nas nossas escolas. A presença dos vigilantes treinados e capacitados mantém o ambiente interno e no entorno da escola seguro, além de controlar o fluxo de entrada e saída dos alunos e comunidade, assim nossos estudantes e pais de alunos vão ter mais segurança, proteção e tranquilidade”.
Indicação nº 43/2023, de autoria da vereadora Sysse Alves Velho: implantação de faixa elevada para travessia de pedestres na Rua Alexandre Doneda, defronte ao portão de acesso à Escola Visconde de Taunay. Justificativa: “Esse mecanismo de trânsito é importante para a segurança das crianças e adolescentes que frequentam aquele ambiente escolar. Com a instalação da faixa elevada, os veículos vão precisar diminuir a velocidade e, com isso, a segurança vai aumentar para quem transita a pé naquela via pública”.
Indicação nº 44/2023, de autoria da vereadora Ema Hofmann Benedet: Viabilizar a pavimentação da Estrada Geral de Rio Amaral Gruta até as proximidades da propriedade do senhor Alvim Bet.
Indicação nº 45/2023, de autoria do vereador Ricardo Fontanella: Incluir, no calendário de eventos turísticos de Lauro Müller, o passeio ciclístico “Bike Serra do Rio do Rastro” no mês de novembro de cada ano. Justificativa: “Este passeio ciclístico já ocorre com frequência em nosso município todos os anos, no mês de novembro. A inclusão do passeio no calendário de eventos turísticos de Lauro Müller serviria como atrativo e ajudaria a fomentar o turismo esportivo na nossa Serra do Rio do Rastro”.
Indicação nº 46/2023, de autoria do vereador Ricardo Fontanella: Iniciar um projeto de revitalização na fachada da primeira mina de carvão do Brasil, em Quilômetro Um, Lauro Müller.
Justificativa: “A primeira mina de carvão do Brasil, localizada na comunidade de Quilômetro Um, é, sem dúvida nenhuma, um marco histórico na memória de Lauro Müller e da mineração no Brasil. Esta mina foi aberta no ano 1886 pelo Visconde de Barbacena, que trouxe um grupo de ingleses para fazer uma experiência com o carvão nacional. Fechada logo em seguida, pela má qualidade do carvão, a mina encontra-se abandona até os dias de hoje. Esta revitalização com uma fachada, um portão e também com alguns objetos, que poderiam servir como exemplo dos trabalhos que eram feitos na época, serviriam como atrativo para o turismo e mais uma opção de visitação em nossa cidade”.
Indicação nº 47/2023, de autoria do vereador Valdecir Miotello: Revestir com asfalto o trecho em frente às futuras instalações do Corpo de Bombeiros Militar, acesso à SC-390, no bairro Bela Vista.
Indicação nº 48/2023, de autoria do vereador Guilherme Coan: Que a Prefeitura organize, de forma mais prática, o calendário de feriados e pontos facultativos dos servidores municipais. Justificativa: “Entendemos que, assim, os cidadãos vão poder se programar com antecedência sobre os dias que terão os serviços paralisados pela Prefeitura e os funcionários terão como programar melhor as suas folgas”.
Ordem do Dia
Moção nº 5/2023 [aprovada por unanimidade], de autoria dos vereadores Manoel Leandro Filho, Ema Hofmann Benedet, Sysse Alves Velho, Alexsandro Marchioli, Guilherme Coan, Lindomar Cataneo, Ricardo Fontanella, Rodrigo Dias e Valdecir Miotello: Moção de Apoio endereçada ao excelentíssimo senhor presidente da Assembleia Legislativa do Estado Santa Catarina, deputado Mauro de Nadal e demais deputados, manifestando o total e irrestrito apoio do povo lauromüllense ao Projeto de Lei de iniciativa da deputada Ana Campagnolo (PL), que prevê a criação do Programa Estadual de Vigilância e Monitoramento da Rede Estadual de Ensino.
De acordo com o texto da matéria, este programa tem como objetivo estabelecer medidas de reforço à segurança em escolas no âmbito do Estado de Santa Catarina, delimitando uma série de protocolos de prevenção, identificação e ação frente a possíveis ataques que possam representar risco à integridade física de estudantes, professores e outros membros da comunidade escolar. Grande foi a comoção após o ataque na creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, no Vale do Itajaí, que deixou quatro crianças mortas e cinco feridas, na manhã do dia 5 de abril de 2023.
A segurança escolar é imprescindível para que pais e responsáveis fiquem tranquilos ao deixar seus filhos na escola, além de minimizar os riscos de delinquentes adentrarem no ambiente. A preocupação com a segurança das nossas crianças e adolescentes aumentou ainda mais com o ataque a creche de Blumenau. Pelos motivos expostos, os vereadores do município de Lauro Müller requerem celeridade nos trabalhos desta Casa Legislativa para aprovação do Projeto de Lei da nobre deputada Ana Campagnolo, visando aumentar a segurança de todos que convivem diariamente nas escolas da rede estadual de ensino.