Geral

Colégio SATC completa 60 anos nesta segunda-feira

Nas seis décadas de história, colégio se destacou pela colocação de alunos no mercado de trabalho, que chega a 95%

Fotos: Divulgação

Com um de seus pilares voltados fortemente para a relação com a indústria, o Colégio Satc completa, nessa segunda-feira (10), 60 anos de história, alcançando o número de mais de 15 mil alunos formados pelo Ensino Técnico. A Satc teve sua fundação no ano de 1959, oferecendo assistência social aos operários da indústria extrativa do carvão e de preparação da mão de obra especializada, de forma gratuita. Mas foi em 10 de abril de 1963 que se iniciou as atividades da Escola Industrial Masculina voltada ao ensino profissionalizante dos filhos dos mineiros.

Até hoje, esse pilar é um propulsor para a criação e desenvolvimento da instituição, que se abriu também a toda a comunidade, não ficando apenas disponível aos filhos de mineiros. A aprendizagem segue implantada no Colégio Satc, através de seus 11 Cursos Técnicos disponibilizados de forma gratuita para os alunos que fazem o Ensino Médio na escola. Através destes cursos a instituição foi fortalecendo e ofertando ao mercado de trabalho profissionais com amplas capacidades e aptidões, resultando em um convênio com 3771 empresas.

Ao longo dessas seis décadas o compromisso por um ensino de qualidade se refletiu nos mais de 15 mil alunos formados no Ensino Técnico, criando um índice de 95% de colocação de estagiários no mercado de trabalho. No último ano (2022), foram 3.052 vagas ofertadas à Satc e nestes primeiros quatro meses de 2023 já foram 884 vagas ofertadas.

Esses dados foram apresentados na manhã desta segunda-feira (10), pela Direção da Satc. “É algo que nos enche de orgulho. Todos nós somos impactados pela educação e por essa transformação que a Satc tem proporcionado nas últimas seis décadas”, afirmou o reitor da Satc, Carlos Antônio Ferreira.

Três ex-alunos participaram do evento comemorativo aos 60 anos. Em 1963, Elio Cipriano Canto iniciava seus estudos na primeira turma de aprendizagem em ajustador mecânico. “A Satc está guardada no meu coração, porque aprendi muito aqui e levei para minha vida”, comentou. Com ele, o seu Vilson Nunes, que também fez o curso de ajustador mecânico, em 1965. “Estou muito feliz em poder estar aqui, em ver toda essa transformação”, afirmou. Já em 1985, foi Adriano Teixeira, hoje vice-prefeito de Siderópolis, que sentou nos bancos escolares da instituição. Hoje, ele vê a filha, Julia, finalizar o estágio do curso técnico. “Minha família estudou na Satc, irmãos, primos, filha”, destacou.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Programa Multiplicando o Conhecimento é lançado

Para coroar o aniversário de 60 anos. O Colégio Satc oferece mais um presente para a comunidade criciumense. Foi apresentado o programa Multiplicando o Conhecimento, uma forma de estimular ainda mais a troca entre estudantes e a sociedade.

“Vamos oferecer cursos rápidos para pessoas da comunidade que desejam aprender mais. Essa formação será feita por nossos alunos, sempre com a supervisão de professores. Será um momento de troca entre os alunos e a sociedade”, ressaltou a diretora do Colégio Satc, Izes Machado Beloli Coral.

A partir do mês de maio, e uma vez ao mês, um curso será disponibilizado. Serão ofertados os cursos de Segurança em Eletricidade Doméstica, Faça o seu dinheiro render mais, Montando meu perfil nas redes sociais, Como fazer um check-list de manutenção preventiva no seu veículo e Dicas de fotografia com o celular. Os dias e horários de cada formação serão divulgados posteriormente.