Virada no tempo é causada por uma frente fria em alto mar combinada ao calor
A semana pós-feriadão de Páscoa vai marcar o retorno dos temporais em Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil, a aproximação de uma frente fria, combinada com o calor, deve gerar pancadas de chuva e a sensação de abafamento a partir desta quinta-feira (13).
Segundo o último boletim divulgado pelo órgão, boa parte da quarta-feira (12) será de sol com poucas nuvens em SC. Porém, no final da tarde, existe a possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados, principalmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.
Na quinta-feira, uma frente fria em alto mar, combinada ao calor, deixa o dia inteiro com a sensação de abafamento e com chance de pancadas de chuva, também acompanhadas de temporais isolados em todas as regiões do Estado.
O meteorologista Piter Scheuer explica que uma tempestade que cause estragos não deve ser descartada.
“A presença de áreas de instabilidade associadas ao ingresso de uma frente fria devem provocar chuvas e trovoadas em todo o Estado e isoladamente algum temporal mais forte não pode ser descartado, justamente por conta dessa transição atuando”, comenta o especialista.
Apesar do retorno das chuvas, o órgão prevê que durante os primeiros dias da semana o sol apareça em todo Estado. Na segunda-feira (10), a previsão é que o amanhecer seja com temperaturas perto dos 9°C na Serra e de 16°C a 22°C no litoral e no Vale do Itajaí. A previsão é de 12°C a 16°C nas demais áreas.
À tarde, as máximas chegam aos 31°C no Extremo-Oeste, variam de 26°C a 29°C no Oeste, Meio-Oeste e Litoral Sul, e não passam dos 26°C nas demais regiões. Os ventos previstos são de fraca a moderada intensidade, com direção nordeste e rajadas ocasionais.
Na terça (11), a área de alta pressão se afasta em direção ao alto mar, mas deixa o tempo com predomínio de sol com poucas nuvens em Santa Catarina. As máximas chegam aos 31°C no Extremo-Oeste e Litoral Sul, chegam aos 25°C nos Planaltos e variam de 25°C a 28°C nas demais regiões.
Com informações do ND+