Tecnologia

Startups do Colearning Satc são selecionadas no programa Inova Criciúma

GreenB, Fazendo Insetos, Proxpect e Zero.ai estão entre os dez projetos que receberão apoio do município

Foto: Divulgação

Quatro startups incubadas no Colearning Satc foram selecionadas no programa Inova Criciúma. A GreenB, Fazendo Insetos, Proxpect e Zero.ai estão entre os dez projetos que receberão um apoio do município para contribuir no desenvolvimento dos negócios. Cada uma delas receberá o valor de R$ 25 mil.

Criado pela Diretoria de Desenvolvimento Econômico do Município de Criciúma, o programa Inova Criciúma atua no fomento da atividade econômica e tecnológica, com foco na inovação na cidade. Para o head do Inovação da Satc, Gustavo De Lucca, é um investimento que pode ajudar as startups a darem passos decisivos em direção a consolidação dos projetos.

“Na incubadora, os empreendedores têm acesso a ferramentas para evoluírem, como as mentorias e suporte técnico. Mas muitos deles, além desse apoio, precisam de investimento financeiro para alcançarem suas metas, por isso esses programas são importantes para fazer com que eles avancem para as próximas fases do negócio”, destaca.

As quatro startups contempladas estão em diferentes níveis de maturidade e são projetos que visam atender demandas de diferentes áreas, como meio ambiente, marketing e metalmecânica.

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Conheça as startups

GreenB

Amenizar a poluição ambiental é um dos objetivos da GreenB. A startup tem o intuito substituir o plástico tradicionalmente utilizado pela sociedade por plástico biodegradável. Conforme o sócio fundador, Antônio Carlos Cardoso, essa substituição dos descartáveis fósseis gera grandes impactos positivos na natureza.

“Um canudo de plástico descartável, por exemplo, demora mais de 30 anos para se decompor na natureza. Nosso produto degrada em no máximo seis meses e é incorporado no solo”, ressalta Cardoso. Segundo ele, atualmente, micropartículas de plástico são encontradas nos mares e em campos produtivos, contaminando os alimentos e gerando doenças.

Fazendo Insetos

Como o próprio nome sugere, a Fazendo Insetos tem o propósito de produzir insetos para serem utilizados na alimentação de animais de forma sustentável. A startup nasceu a partir do projeto de doutorado de um dos sócios.

“Ao estudar sobre o Relatório Mundial de Produção de Alimentos (2019), o qual aponta que precisamos triplicar a produção de alimentos no mundo sem consumir mais terras e com uma pegada de carbono menor que a utilizada hoje, identificamos que uma das soluções apontadas seria a produção de insetos para alimentação animal e até humana”, detalha o CEO da startup, Michel Alisson da Silva.

O inseto que está sendo produzido pelo negócio é o tenébrio molitor. Segundo o CEO, o projeto é sustentável porque o inseto em específico consome o mínimo de água, não gosta de iluminação e possui composição de 80% proteína. “Hoje, essa larva é bem utilizada pelos criadores de aves, répteis, quelônios e peixes de aquário. Nossa meta, a longo prazo, é tornar a produção de insetos uma alternativa viável para o setor de produção de aves e suínos da região”, informa.

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Proxpect

O Proxpect consiste em uma plataforma de gestão inteligente, que conecta comprador e fornecedor da indústria metalomecânica para a aquisição de matéria-prima e insumos. A startup é composta por indicadores automatizados, que possibilitam aos clientes todas as informações necessárias para que encontrem as melhores opções de fornecedores, compras e produtos.

“A ideia é reduzir o leadtime de compras de 24 para cinco horas e, aumentar, em até três vezes, a redução de custos”, explica o CEO da startup, Gabriel Mello. Conforme ele, o intuito é permitir que o comprador seja um negociador e não apenas criador de cotação.

Zero.ai

A Zero.ai visa otimizar processos na área da comunicação. A ideia da startup é gerenciar planos estratégicos de times de marketing, atuando desde a etapa de atração de cliente, convencimento até o processo de compra.

“Coletamos informações e criamos um banco de dados com métricas, previsões de modelagens de clientes e leads, gerando previsões dos resultados das campanhas, através da inteligência de dados”, detalha o CEO da startup, Hyan Dias.