A Rua Nereu Ramos, localizada no Centro de Içara, foi mais uma a receber o capeamento asfáltico por meio da nova Usina de Asfalto de Içara. Os trabalhos de pintura foram finalizados nesta semana, com a via já liberada para o fluxo de veículos.
Antes, as ruas Esmeraldina de Souza Batista, localizada no bairro Raichaski, e Antônio Guglielmi, do bairro Jaqueline, já haviam sido contempladas pela inovação.
“A Usina de Asfalto foi uma grande conquista para nós. Investir em mobilidade urbana é investir em qualidade de vida, em saúde e dignidade. Com a usina, temos a possibilidade de fazermos uma execução própria, mais barata, levando a tão desejada pavimentação para todas as áreas da cidade”, pontua a prefeita Dalvania Cardoso.
Na prática, mais de dois quilômetros de asfalto já foram construídos. Outros pontos da cidade estão no radar da prefeitura para receberem o capeamento asfáltico. Nas próximas semanas, as ruas Amaro Maurício Cardoso, do bairro Primeiro de Maio, João Valvassori, do bairro Jardim Elizabete, e Valdemar Bittencourt, bastante utilizada por motoristas para realizar o retorno na Rodovia Deputado Paulino Búrigo (SC-445), também estarão com as máquinas na pista para o processo de reperfilagem, que consiste em nivelar irregularidades do pavimento antes de a capa asfáltica ser introduzida.
“Em breve iremos conectar a SC-445 com a Rodovia dos Trilhos, no bairro Esperança, para facilitar o escoamento das produções do distrito industrial. Já temos todo o planejamento definido para colhermos os frutos da Usina de Asfalto e ampliarmos os benefícios à cidade”, pondera Israel Rabelo, Gestor de Convênios da Administração Municipal de Içara.
Como funciona a usina
Inaugurada no segundo semestre de 2022, a Usina de Asfalto de Içara recebeu um investimento de R$ 5,5 milhões e tem capacidade para produzir de 20 a 40 toneladas de asfalto por hora. A Prefeitura também adquiriu um rolo compactador combinado para o trabalho de acabamento da capa asfáltica; uma máquina vibroacabadora, que faz a aplicação do pavimento, assentamento e revestimento final do asfalto; três tanques de emulsão; balança de precisão e mini pá carregadeira com implementos para realizar a parte de limpeza e fresagem, utilizada na retirada do asfalto antigo durante a manutenção do pavimento.
O processo próprio de pavimentação ainda conta com três caminhões (dois com caçamba basculante e um espargidor). Estes caminhões já estão servindo ao Município nos trabalhos de manutenção da infraestrutura da cidade. Além disso, a proposta soma três camionetes utilitárias que dão o suporte na logística dos profissionais e equipamentos.