Geral

Padre lauromüllense é o novo secretário da Conferência Nacional dos Bispos em SC

Pe. Antonio Madeira foi escolhido para ser o novo Secretário Executivo Regional da CNBB Sul 4.

Foto: Diocese de Criciúma

O padre lauromüllense Antonio Madeira, 42 anos, será o novo Secretário Executivo Regional da Conferência Nacional do Bispos do Brasil – CNBB, do Regional Sul 4, em Florianópolis. A decisão partiu dos próprios bispos, que estiveram reunidos e, entre outros nomes apresentados, o escolheram.

A CNBB Regional Sul 4 é uma representação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em Santa Catarina. É composta por bispos de dez dioceses catarinenses: Chapecó, Joaçaba, Caçador, Rio do Sul, Blumenau, Joinville, Lages, Criciúma, Tubarão e a Arquidiocese de Florianópolis. Diversas Pastorais, Organismos e Movimentos estão integradas ao regional.

O Pe. Antonio Madeira, presbítero da Diocese de Criciúma, falou da felicidade ao receber a notícia. “Deus sempre nos surpreende. A minha nova missão, como secretário executivo do Regional Sul 4 da CNBB, é uma surpresa. Eu estava muito bem, realizando o meu trabalho como pároco da paróquia São Donato e a nível de Diocese, havia assumido recentemente a tarefa de assessor eclesiástico da pastoral Vocacional”, relata.

Apesar de sua satisfação com o trabalho que desempenha até então, a missão de estar à frente da secretaria executiva foi acatada prontamente. “Diante do chamado de Deus, por meio do presidente do Regional Sul 4 – CNBB, Dom Francisco Carlos Bach, atual bispo da Diocese de Joinville, com a consciência tranquila e livre, dei o meu sim e me coloquei a serviço da igreja como servidor. Não me pertenço, nada é meu, tudo é de Deus. Inclusive, a minha vida, inteiramente entregue a Deus. Isso me faz feliz e pleno”, conclui.

Nesta semana, o bispo diocesano Dom Jacinto Inacio Flach anunciou que o Pe. Marciel Rosa da Silva será o novo administrador paroquial da Paróquia São Donato, de Içara.

Atuação do Pe. Antonio Madeira

Foi ordenado diácono pela prece e imposição das mãos de Dom Paulo Antonio De Conto, na Catedral São José, de Criciúma, em 2009, e presbítero pela prece imposição das mãos de Dom Jacinto Inácio Flach, em 2009, na Igreja Matriz Paróquia Imaculado Coração de Maria, de Lauro Müller.

Atuou na Diocese de Criciúma como Vigário Paroquial e pároco da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens em Araranguá, entre 2009 e 2015. Em 2015, por um período, acumulou a função de administrador da paróquia São Pedro Apóstolo, de Balneário Arroio do Silva. De 2016 a 2020, foi reitor do Seminário Filosófico de Santa Catarina (SEFISC).

Com a função de Reitor do SEFISC, auxiliava na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, de Brusque, aos fins de semana, com celebrações nas comunidades. Foi Orientador Espiritual de alguns seminaristas da Arquidiocese de Florianópolis, residentes no Seminário de Azambuja. Em 2020, assumiu a função de Pároco da Paróquia São Donato, de Içara, serviço que exerce até o presente momento.

Em sua experiência, também consta as funções de membro do colégio de consultores da Diocese de Criciúma, participação do Conselho de Presbíteros e Conselho de Formação, coordenação da Pastoral Presbiteral, membro da coordenação Diocesana de Pastoral, coordenador da Comarca de Araranguá, assessor diocesano da Pastoral Vocacional e presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), do Regional Sul 4 da CNBB.

As formações de Pe. Antonio Madeira

Cursou Filosofia no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), de 2002 a 2004, e Teologia pela Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC), concluindo em 2008. Em 2015, obteve a revalidação do Curso Superior de Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Formou-se no Curso de Especialização Cultura e Meios de Comunicação: uma abordagem teórico-prática, em nível de pós-graduação Lato Sensu, promovido pelo Serviço à Pastoral da Comunicação, em convênio com a PUC/SP, em 2007. Realizou o Curso de Extensão sobre Arte Sacra e Liturgia: Nas origens e na Evangelização, promovido pelo ITESC, em 2008, e a pós-Graduação lato sensu para Formadores de Seminários e Casas de Formação, oferecido pela faculdade Dehoniana, em parceria com a OSIB, de 2016 a 2018.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Notícias Relacionadas

Vigário paroquial de Capivari de Baixo, padre Hilário Puziski, morre aos 79 anos

Bispo revoga transferências em Araranguá e Cocal do Sul

O motivo, segundo comunicado, se deve aos cuidados com a saúde do padre Oscar Paulo Pietsch, que continua em tratamento do linfoma.

Dom Onécimo Alberton passará por novas cirurgias na próxima semana

Em entrevista exclusiva ao Portal Sul In Foco, o bispo natural de Orleans se mostrou confiante na recuperação e pediu orações aos fiéis.

Bispo presidirá missa na Casa do Egresso