Geral

Instalação de fábrica chinesa deve trazer tecnologia de ponta a Laguna e gerar 150 empregos

Multinacional produz células, módulos e sistemas de baterias de lítio

Instalação de fábrica chinesa deve trazer tecnologia de ponta a SC e gerar 100 empregos – Foto: Secom/Divulgação

A futura instalação de uma fábrica da empresa chinesa Eikto em Laguna, promete movimentar o mercado brasileiro. A multinacional produz células, módulos e sistemas de baterias de lítio.

Segundo o secretário de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, a pasta lutará para que o projeto se concretize com benefícios para a região de Laguna, que precisa de incentivos, alavancando o desenvolvimento local.

“Vamos levar as demandas apresentadas ao governador Jorginho Mello, e à secretaria de Articulação Internacional. Vamos reforçar o compromisso do Estado em impulsionar a internacionalização catarinense”, disse o secretário.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Dreveck se reuniu nessa quarta-feira (15) com representantes da empresa, em Florianópolis, para discutir a instalação de uma unidade da fábrica em Laguna.

A previsão da multinacional é que o empreendimento gere 100 empregos diretos ainda nos primeiros seis meses de instalação. Além disso, empresas fornecedora devem se instalar no entorno da fábrica, fomentando a economia da região.

Ainda conforme os representantes da empresa, as baterias de lítio apresentam vantagens em relação às de chumbo, por exemplo. São recarregáveis, poluem menos e tem uma maior vida útil.

O consultor responsável pela área internacional da Eikto, Guilherme Borba, destacou a importância do apoio do Estado. “Santa Catarina é um estado competitivo para atração de indústrias. Vamos trazer uma tecnologia nova que vai revolucionar o mercado de baterias no Brasil e no mundo e contamos com o apoio do Estado”, explica.

Outros pontos importantes a favor da escolha por Santa Catarina para a instalação foram a logística e posição geográfica estratégica. “A cidade de Laguna e Santa Catarina são conhecidos internacionalmente, além disso, a proximidade com o Porto de Imbituba permite facilmente a importação e a exportação”, aponta o engenheiro da empresa, Dário Ren.

Também participaram da reunião o secretário adjunto da Sicos, Jonianderson Menezes, o deputado estadual, Pepê Collaço, o vereador de Imbituba, Eduardo Faustina e o diretor da empresa Maurício Borba.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Com informações ND+