Equipe do projeto participou de treinamento com engenheiros de motores elétricos da Parker Eletric
A evolução contínua faz parte do DNA da Satc, que busca encontrar novas soluções, melhorar ideias consolidadas e criar novas perspectivas em diferentes áreas. Seguindo nessa linha, o Núcleo Inowattis de Mobilidade Elétrica da instituição, firmou novas parcerias para o projeto Kart Elétrico de 2023. Para aprimorar a tecnologia do veículo, a equipe formada por professores e alunos do Centro Universitário UniSatc participou de um treinamento nesta quinta-feira (2), com a equipe de engenheiros da Parker Eletric, multinacional fabricante de motores para veículos elétricos.
Em busca de novas tecnologias para o desenvolvimento da autonomia do kart durante as competições, o Núcleo Inowattis se uniu à três grandes empresas. “Nosso projeto tem o apoio da Parker Eletric com o motor do kart, a EcoVolts fornecedora do pack de baterias e a TechSpeed é responsável pelo chassi e as peças para o veículo. Temos a função de interligar essas instituições, a partir de um projeto desenvolvido pelos nossos alunos e professores da UniSatc”, destaca o coordenador do Núcleo Inowatts.
A configuração do novo motor foi realiza em conjunto com a equipe da Satc e profissionais da fabricante parceira. “Para nós é muito importante aprender as funcionalidades do novo motor elétrico, por toda a tecnologia por trás dele e para que possamos utilizar tudo que ele tem a oferecer ao kart”, explica o coordenador de projetos do Núcleo Inowattis, Clauber Marques.
O coordenador de desenvolvimento de negócios da Parker Eletric, Ricardo Pascoal, ministrou a capacitação e destacou a importância de o trabalho ser realizado por diferentes áreas. “Queremos que o nosso produto se encaixe e entregue toda a potência que ele pode atingir, entregar todo rendimento que o veículo pode oferecer”, ressalta.
Inovando e levando tecnologia a um novo formato de baterias para veículos e outros setores econômicos, a EcoVolts entrou no projeto para destacar que a região sul catarinense também é um polo tecnológico. “Nosso propósito é estarmos conectados com projetos desafiadores como esse da Satc. Temos um capital humano gigante na nossa região e com empresas que olham para o futuro assim como a nossa. Aqui conseguimos unir diferentes instituições, construindo um produto juntos e isso é muito grandioso”, enfatiza o sócio-diretor da EcoVolts, Atamir de Souza.
Evento de apresentação
O lançamento oficial da nova versão do kart produzido pelo Núcleo Inowattis da Satc ocorrerá no próximo dia 10, no autódromo do parque Beto Carreiro World, em Penha. A competição será uma das fases da pré-temporada do Campeonato Brasileiro de Kart. “Iremos fazer uma volta de apresentação no evento, para que nosso kart ande realmente na pista e possa gerar experiências para quem pilotar um kart elétrico”, frisa Marques.