De acordo com a prefeitura, com a segunda etapa e mais de 800 castrações previstas, este deve ser o maior programa de mutirão de castrações do sul de SC
Os dados, ainda iniciais, foram divulgados pela Secretaria de Pesca e Agricultura, através da Gerência do Bem Estar Animal. O mutirão teve início na última sexta-feira, 24, no pátio do Ginásio de Esportes Bertholdo Werner com a castração de 40 cães pela manhã e 20 gatos no período da tarde.
Já no sábado e domingo, os trabalhos se concentraram no bairro Portinho e redondezas. (Veja os locais abaixo).
Segundo a pasta, durante os três dias foram mais de 200 pessoas que visitaram o evento, incluindo ONG’s da cidade de Jaguaruna que estiveram acompanhando os trabalhos com o objetivo de compreender melhor o programa.
“Ao todo tivemos cerca de 160 animais castrados em três dias. Número que irá chegar aproximadamente em 1.450 animais, assim que concluir as duas etapas”, comemora o secretário, Dener Nascimento.
Todos os animais são submetidos a triagem anterior para analisar a condições da cirurgia. Além disso, recebem gratuitamente medicação em kit com remédios e pomada, mais colar de proteção após a castração.
O Castramóvel é um programa de controle populacional de cães e gatos, oferecendo castração gratuita de animais por meio de um procedimento cirúrgico a ser realizado por um médico veterinário na unidade móvel veterinária.
Para que o projeto saísse do papel, um convênio foi assinado entre o Governo Municipal e o Ministério de Meio Ambiente, com recursos viabilizados através de duas emendas parlamentares federais e estaduais, no valor total de R$250mil.
Segunda etapa da campanha: “Castração é um ato de amor”
Já a segunda etapa, irá ocorrer com 825 castrações a mais por meio clínicas: trata-se do maior programa de mutirão de castração da região Sul.