Na primeira etapa, 725 cães foram cadastrados em vários bairros e a cada dia, a previsão, é atender 60 animais via distribuição de senhas, tendo prioridade os que foram cadastrados
Começa nesta sexta-feira, 24, a primeira edição do Mutirão de Castração de Cães e Gatos, com direito a Castramóvel, que percorrerá vários bairros da cidade. O projeto tem a intenção de zerar a fila de espera pelo serviço veterinário e busca atender em menor tempo e alcance os animais que ainda não foram esterilizados.
O mutirão acontece após o município firmar convênio com o Ministério do Meio Ambiente, com recursos na ordem de R$ 250 mil, viabilizadas por emendas dos ex-deputados federal Rodrigo Coelho (Podemos) e estadual Ricardo Alba (União), indicadas em 2022 com vigência para este ano.
Antes do mutirão, foi feito um cadastramento das famílias interessadas na castração, sendo de baixa renda ou não, uma vez que o programa foca em esterilizar os animais da cidade. “O objetivo é castrar o máximo de animais em menor tempo possível, a chamada castração por zoneamento”, ressalta Dener Vieira, secretário de Pesca e Agricultura (Sepagri). O mutirão ocorre em duas etapas: pela manhã (das 9h às 11h15), são esterilizados os cães; pela tarde (13h às 14h15), os gatos. Na primeira etapa, 725 cães foram cadastrados em vários bairros e a cada dia, a previsão, é atender 60 animais via distribuição de senhas, tendo prioridade os que foram cadastrados.
Os animais passarão por avaliação clínica e serão dispensados se não estiverem em condições de suportar o procedimento cirúrgico. Os responsáveis deverão apresentar identidade e comprovante de residência local. “Os excedentes se houver e não conseguirem cadastrados estar entre os 60 primeiros terão direito de agendamento da castração que ocorrerá nas clínicas já credenciadas”, orienta.
Já nesta quarta-feira, 22, foi aberta licitação, via pregão eletrônico, para contratar empresa especializada em atividades veterinárias, como procedimentos de esterilização cirúrgica e implantação de microchip em caninos e felinos. O resultado sairá no próximo dia 7.
Confira os dias
24/fev – Progresso (pátio do ginásio Bertholdo Werner), para Campo de Fora, Centro, Esperança, Laguna Internacional, Morro da Glória e Progresso
25 e 26/fev – Portinho (sede do Avaí), para Jardim América e Portinho
4/mar – Cabeçuda (pátio da igreja matriz), para Cabeçuda, Mato Alto e Jardim Juliana
5/mar – Barbacena (pátio da igreja católica)
9/mar – Parobé (praça), para toda o distrito
10/mar – Passagem da Barra (pátio da igreja católica), para Campos Verdes, Passagem da Barra, Ponta da Barra e Tereza
11/mar – Cigana (pátio da igreja católica), para Cigana, Canto da Lagoa, Farol, Santa Marta Pequena e Galheta
12/mar – Magalhães (pátio da igreja católica), para Magalhães, Mar Grosso, Navegantes, Ponta das Pedras e Vila Vitória
15/mar – Caputera (pátio da igreja), para Perrixil, Caputera, Estreito e Praia do Sol
16/mar – Barranceira (sede do Santa Maria) – para Bentos e Barranceira.
Cuidados e orientações
Jejum pré-operatório obrigatório, caso contrário não poderá ser feito o procedimento;
Alimentar o cão às 6h do dia do mutirão e o gato às 9h;
Gatos devem ser trazidos em caixas de transporte ou de papelão; cães em coleiras ou guias, e com focinheira, caso necessário;
Trazer um cobertor e um pouco de jornal;
O animal deverá usar o cone no pescoço ou malha após a cirurgia.
Colaboração Agora Laguna