Vereadores de Urussanga estiveram na noite desta segunda-feira, dia 6, na localidade de Águas Mornas, no bairro São Pedro para ouvir moradores sobre restrições impostas pelo Plano Diretor Participativo do município. Daniel Moraes (o Nel, PSD), Elson Roberto Ramos (o Beto Cabeludo, MDB), Gilson Casagrande (PP), José Carlos José (o Zé Bis, PP) e Luan Varnier (MDB) participaram da reunião.
A preocupação dos moradores é que o zoneamento previsto na legislação municipal impede a construção e ampliação de residências nos terrenos, inclusive nos adquiridos antes da vigência do Plano Diretor, por se tratar de uma zona industrial.
Comissão será formada
Os parlamentares auxiliaram a comunidade na busca por uma solução para o impasse. Uma comissão de moradores será formada para atuar junto ao Executivo no sentido de promover alterações no Plano Diretor. O vice-prefeito, Jair Nandi, também compareceu.
Conforme o presidente da Câmara, Daniel Moraes, os vereadores que compareceram já estão sensibilizados quanto à necessidade da alteração e estão de acordo com os moradores quanto à mudança. “A comunidade fez muito bem em convocar os vereadores para esta reunião. O diálogo é fundamental para resolvermos o problema”, aponta.
O vereador Beto Cabeludo sugeriu que todos os encaminhamentos seguintes tenham prazos bem definidos para que a situação não caia no esquecimento. Zé Bis e Gilson Casagrande se comprometeram a auxiliar a comunidade na interlocução com o Executivo. Luan Varnier avalia que faltou diálogo na elaboração do Plano Diretor e que é preciso ouvir mais os moradores.
Comunidade compareceu em peso
Proprietário de um terreno na localidade, Renan Belisário iniciou uma obra que foi interrompida pela fiscalização da Prefeitura por se tratar de um imóvel residencial. Na avaliação dele e dos demais moradores, a comunidade não havia sido informada sobre a restrição quando o Plano Diretor Participativo estava sendo elaborado. “Agora vamos nos unir, conversar quantas vezes mais for preciso, para tentar fazer uma mudança”, projeta Renan. Foi ele quem mobilizou os moradores, que compareceram em peso à reunião com os vereadores no salão da Capela de Nossa Senhora da Saúde.