Saúde

Gravatal inaugura espaço para atendimento de pacientes com transtornos psiquiátricos médios e graves

Foto: Divulgação PMG

O município de Gravatal inaugurou o espaço AMENT (Ambulatório de Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental) Idalina Martins de Medeiros (Dona Doca). O nome foi escolhido para homenagear a professora, conhecida por trabalhos sociais, voluntários e filantrópicos junto à comunidade gravatalense.

O ambulatório fica localizado na Rua Engenheiro Annes Gualberto, 508, no Centro, na casa onde morou por anos com a sua família.

A implantação do Ambulatório de Saúde Mental surgiu da necessidade de atenção especializada à população e tem por objetivo oferecer atenção integral às pessoas com transtornos psíquicos médios, graves e persistentes, em caráter multiprofissional, respondendo à demanda de atendimento especializado, no melhor nível de funcionamento possível, evitando novas internações e visando a reintegração social.

“É mais um serviço sendo oferecido para nossa população, desta vez, focando no atendimento psiquiátrico. Tenho certeza que vai ajudar muitas pessoas, famílias, que necessitam dessa atenção”, afirmou o prefeito Clei Rodrigues na inauguração.

No caso de transtornos considerados leves, estes já são acompanhados nas Unidades Básicas de Saúde do Município com atendimento de médico especialista em psiquiatria.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Como irão funcionar os Atendimentos

O funcionamento do AMENT se fará através de atendimento individualizado e em grupos. O espaço conta com atendimento de assistente social, médico especialista em psiquiatria, psicólogo, terapeuta ocupacional e oficineiros.

“Os encaminhamentos serão realizados pela Unidade Básica de Saúde, priorizando os pacientes que necessitam de acompanhamento, principalmente aqueles que saem de clínicas precisando de uma atenção aqui fora”, explicou Rosimar Vicenzi de Assunção, secretária de saúde de Gravatal.

Homenagem à Dona Doca

O Ambulatório de Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental (AMENT) foi nomeado como Idalina Martins de Medeiros. Uma homenagem à uma mulher que prestou muitos serviços voluntários, sociais e filantrópicos à população de Gravatal.

Dona Doca, como era carinhosamente chamada, foi professora, atuou na Pastoral da Saúde, foi catequista, disseminadora da medicina alternativa e, também, da história do Município. Ela era neta de João Martins de Souza, um dos fundadores de Gravatá – primeiro nome do Município de Gravatal.

Dona Doca faleceu aos 93 anos em decorrência de um AVC, deixando seis filhos. Quatro deles estavam presentes na inauguração do AMENT.

“Ficamos muito felizes com a homenagem. Acho que se encaixou muito bem com o perfil dela o fato de ser um ambulatório visto as ações e causas em que ela atuava. Nossa mãe ajudou a curar muitas pessoas através da medicina alternativa com o uso de chás e fitoterápicos por exemplo”, contou Álvaro José Medeiros Júnior, um dos filhos de Dona Doca.

“Nossa mãe foi uma gravatalense de nascimento e coração, que viveu 93 anos prestando serviços à comunidade. Agradecemos a Secretaria de Saúde, ao prefeito, a todos os funcionários pela escolha em homenageá-la”, disse Manoel Martins de Medeiros, também filho de Dona Doca.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável