Segundo a Defesa Civil estadual, o tornado esteve associado a uma supercélula causando danos como destelhamentos, quedas de árvores, alagamentos e até o tombamento de um caminhão
Após a análise técnica dos dados dos Radares Meteorológicos de Lontras e Araranguá, foi confirmada a ocorrência de tornado na cidade de Sangão, no Sul de Santa Catarina. Na tarde da última sexta-feira, 13, a força do vento chegou a 100 km/h no local de atuação do fenômeno.
Segundo a Defesa Civil estadual, o tornado esteve associado a uma supercélula causando danos como destelhamentos, quedas de árvores, alagamentos e até o tombamento de um caminhão. Não há informação de pessoas feridas durante a passagem do fenômeno climático.
“Há imagens que indicam a presença de uma nuvem funil, que quando toca o solo, configura-se como tornado”, diz a nota da Defesa Civil. O radar de Lontras estimou que as rajadas de vento tenham chegado a uma velocidade entre 90 km/h a 100 km/h.
Vale salientar que essa análise visa validar e estudar os fenômenos metrológicos que atuam no nosso Estado, e em nada alteram os demais critérios necessários para analise de decretação e envios de itens de assistência humanitária ou qualquer outras ações de apoio do Estado e obrigações municipais
Com informações do TNSul