Política

Últimos dias para quem não votou nas eleições de 2022 justificar a ausência

Foto: Divulgação

Quem não compareceu às urnas no segundo turno das eleições deve fazer a justificativa até o dia 9 de janeiro.

Mais de 32 milhões de eleitores deixaram de votar no segundo turno das eleições 2022, ocorrido no dia 30 de outubro, e parte deles ainda não justificou. Quem tem título eleitoral no país e não votou por estar no exterior também tem igual prazo para se justificar, ou 30 dias contados da data do retorno ao Brasil.

Cada justificativa é válida somente para o turno ao qual a pessoa não tenha comparecido por estar fora de seu domicílio eleitoral. Assim, quem deixou de votar nos dois turnos, tem que justificar a ausência a cada um, separadamente, obedecendo os prazos.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

E o prazo para justificar o primeiro turno já encerrou, portanto, deve ser paga uma multa para regularizar o título eleitoral, antes de justificar a ausência no segundo turno.

Quem não justificar dentro do prazo, fica impossibilitado de emitir documentos, como carteira de identidade e passaporte; receber salário ou proventos de função em emprego público e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outras consequências.

A justificativa deve ser feita, preferencialmente, pelo aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, pelo Sistema Justifica, no endereço justifica.tse.jus.br, ou por meio do Requerimento de Justificativa Eleitoral, disponível no portal do TSE.

Quem não puder realizar a justificativa de maneira digital deve se dirigir a uma unidade do TRE do seu Estado.

Notícias Relacionadas

2º turno das Eleições 2022: confira o dia de voto na região

Acompanhe a cobertura das Eleições 2022 em cidades da região Sul.

Quem justifica o voto no primeiro turno pode votar no segundo turno

Votar é obrigatório no Brasil a partir dos 18 anos e até os 70 anos de idade

TSE condena Bolsonaro a pagar R$ 20 mil por propaganda antecipada em reunião com embaixadores

Ministros analisaram ações que questionaram encontro em que o presidente fez ataques às urnas eletrônicas, sem apresentar provas

Saiba como irão trabalhar os Promotores de Justiça Eleitoral no dia da votação

No dia da votação, domingo, os Promotores de Justiça Eleitoral estarão atentos às principais ilegalidades e crimes eleitorais.