Nesta segunda-feira, 02, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou a passagem do Comando-Geral da corporação. O coronel Hilton de Souza Zeferino deixa a função, agora assumida pelo coronel Fabiano de Souza.
A solenidade, que aconteceu no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), na Capital, foi acompanhada pelo novo governador Jorginho dos Santos Mello.
O coronel Hilton de Souza Zeferino foi homenageado, recebendo a bandeira que representa o Comando-Geral. Além disso, foi realizado o descerramento da foto que será exposta na galeria de ex-comandantes da corporação e ainda recebeu a espada do Comandante-Geral, que representa a paixão pela corporação. O coronel Hilton também foi agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II, a mais elevada honraria do CBMSC.
O coronel Fabiano de Souza, após a assumir o cargo, passou em revista à tropa, que estava em forma e, ao final da solenidade, o grupamento desfilou em homenagem ao novo Comandante-Geral.
Conheça o Coronel Fabiano
Natural de Florianópolis o coronel Fabiano incluiu na Polícia Militar de Santa Catarina em 03 de março de 1997, declarado Aspirante a Oficial em 05 de maio de 2000.
É graduado em Direito, especialista em Direito e Processo Civil, em Gestão Pública com ênfase à Atividade de Bombeiro Militar e mestrado profissional em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental.
Fez a especialização de bombeiros para Oficiais em 2005, Comando e Estado-Maior em 2013 e de Altos Estudos Estratégicos em 2018.
Durante a carreira, atuou nas mais diversas áreas administrativas e operacionais, internas e externas à corporação, com destaque para: comando da 3ª companhia do 5º Batalhão de Bombeiros Militar em Rio do Sul; ajudante de ordens e ajudante-geral do CBMSC; chefe da assessoria do Corpo de Bombeiros Militar no Tribunal de Justiça; gerente de operações da Diretoria de Resposta a Desastres; diretor de prevenção e secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina.
Como principais títulos e condecorações destacam-se: o título de “cidadão rio-sulense”, pela Câmara Municipal de Rio do Sul; as medalhas de Mérito por Tempo de Serviço bronze e prata, correspondentes a 10 e 20 anos de serviço militar; as medalhas de Mérito Bombeiro Militar bronze, prata e ouro; medalha Mérito Colombo Machado Salles da Defesa Civil Estadual; medalha Grau Cavaleiro de Mérito da Defesa Civil Nacional; medalha Alferes Tiradentes, concedida ao primeiro colocado do Curso de Formação de Oficiais e a medalha presidente Getúlio Vargas, concedida ao primeiro colocado do Curso de Altos Estudos Estratégicos.