No trecho norte o Túnel do Morro do Boi, em Balneário Camboriú, foi bloqueado por segurança para evitar filas dentro do túnel
Os motoristas que deixaram para pegar a estrada na manhã e tarde desta segunda-feira, 2, estão enfrentando filas em vários trechos da BR 101. Em Tubarão, as filas passam de cinco quilômetros para chegar à praça de pedágio. Os dois sentidos registram lentidão, mas no sentido norte a fila inicia na Cerâmica Cejatel (referência), bem distante do local do pedágio.
Vídeo: Karina Manarin
Em Balneário Camboriú, no Litoral Norte, a movimentação é tanta que a Arteris Litoral Sul bloqueou o túnel do Morro do Boi por conta do trânsito.
Através do twitter, a concessionária informou que no km 141,1 da BR-101 sentido Curitiba foi bloqueado para um procedimento considerado padrão de segurança, afim de evitar fila dentro do túnel. Até às 13h eram 2,5 quilômetros de lentidão.
Só no sábado (31), Balneário Camboriú recebeu mais de 1 milhão de pessoas que vieram assistir o espetáculo da virada na cidade. Cerca de 700 mil pessoas se concentraram na praia Central. A cidade segue com movimento intenso nesta segunda-feira, 2.
Espera não pode exceder 10 minutos
De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o limite máximo para o tamanho das filas é de 300 metros, com tempo de espera nas praças de pedágios de até 10 minutos em dias comuns. A regra não se aplica nos casos de eventuais manifestações populares e bloqueio de pista devido a acidentes.
Caso o tamanho da fila ou o tempo de espera seja superior aos estabelecidos pela ANTT, as concessionárias devem liberar o pagamento do pedágio aos consumidores até restabelecer a espera aceitável pela agência.