O mandato presidencial de Lula terá quatro dias a mais por causa de uma reforma eleitoral promulgada pelo Congresso Nacional em 2021 que definiu que, a partir de 2027, a posse presidencial será em 5 de janeiro
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi empossado no Congresso Nacional, neste domingo (1º), e recebeu a faixa presidencial de um grupo de pessoas que representam a “diversidadade do povo brasileiro”, segundo a equipe do petista.
Oito pessoas participaram do ato. Entre elas, havia um menino negro, um idoso, um homem com deficiência e uma mulher negra. Além disso, o líder indígena cacique Raoni Metuktire acompanhou Lula. Quem colocou a faixa no presidente foi uma catadora de lixo chamada Aline Sousa.
A faixa é tradicionalmente entregue pelo presidente que deixa o cargo. No entanto, neste ano, Jair Bolsonaro (PL) não participou do ato. Ele deixou o Brasil na sexta-feira (30), um dia antes de terminar o mandato na Presidência da República.
4 dias a mais
O mandato presidencial de Lula terá quatro dias a mais por causa de uma reforma eleitoral promulgada pelo Congresso Nacional em 2021 que definiu que, a partir de 2027, a posse presidencial será em 5 de janeiro.