Política

Cerimônias de posse de Lula e Jorginho Mello marcam 1º dia do ano; veja detalhes

Posse de Lula contará com solenidade e apresentações musicais; Jorginho Mello será empossado em sessão na Assembleia Legislativa

Foto: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador eleito de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) tomarão posse em cerimônias realizadas neste domingo, 1º de janeiro. Ambos foram eleitos no dia 30 de outubro de 2022, data do segundo turno das eleições.

Coordenado pela socióloga e primeira dama Janja da Silva, o evento de posse de Lula será realizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF) e contará com a solenidade e apresentações musicais de vários artistas. Além disso, terá a presença de representantes de 120 países, de acordo com a equipe do petista.

Ao menos 17 chefes de Estado confirmaram presença. São eles: os presidentes de Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, o rei da Espanha, o presidente da Guiana, Guiné-Bissau, Paraguai, Portugal, Suriname, Timor Leste, Uruguai e Zimbábue.

Posse de Jorginho Mello

No dia 1º de janeiro também será realizada a sessão solene de posse do governador Jorginho Mello e da vice-governadora Marilisa Boehm, ambos do PL, na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina), em Florianópolis.

A solenidade ocorrerá no Plenário Deputado Osni Régis, às 18h, com transmissão ao vivo pela TVAL. O evento também será transmitido neste link no YouTube.

Jorginho e Marilisa foram eleitos no dia 30 de outubro e diplomados pela Justiça Eleitoral em 19 de dezembro. Ele será o 36º governador de Santa Catarina no período republicano. Já Marilisa será a segunda mulher a ocupar o cargo de vice-governadora. O mandato dos dois irá até 31 de dezembro de 2026.

Dar posse ao governador e à vice-governadora é competência exclusiva da Assembleia Legislativa, conforme determina o artigo 40 da Constituição Estadual. A sessão solene será conduzida pelo presidente da Alesc, deputado Moacir Sopelsa (MDB). Jorginho e Marilisa assinarão o termo de posse e farão o juramento previsto no artigo 65 da Constituição.

Além de familiares do governador e da vice, serão convidadas autoridades dos demais poderes e órgãos do Estado.

Confira o roteiro:

Ato Ecumênico alusivo à posse do governador e da vice-governadora – Horário: 16h30 – Local: Catedral Metropolitana de Florianópolis
Sessão Solene de posse do governador e da vice-governadora – Horário: 18h – Local: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina
Assunção do Governo e posse do Secretariado – Horário: 20h – Local: Teatro Pedro Ivo (Centro Administrativo do Governo do Estado). Rodovia SC-401, Km 5, nº 4.600 – Saco Grande, Florianópolis.

Quer receber as principais noticias da região? Entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Via ND+