Esporte

Bateu saudades? Saiba o que a Copa do Mundo de 2026 nos reserva

Mundial será o primeiro com três países como sedes e com aumento no número de seleções participantes

Foto: Fifa/Divulgação

A Copa do Mundo do Catar chegou ao fim e os amantes do futebol já pensam no Mundial que vai acontecer daqui a quatro anos. Mas o que nos reserva a Copa do Mundo de 2026? O MAIS QUE UM JOGO tenta desvendar um pouco dos mistérios que cercam o torneio, o primeiro da história que terá três países como sedes. Estados Unidos, México e Canadá vão organizar o maior evento do futebol mundial.

Algumas coisas já sabemos: haverá o aumento do número de seleções. Das atuais 32, passarão a ser 48 países. Por causa dessa ampliação de equipes, o próximo torneio já é considerado a maior Copa do Mundo de todos os tempos. Justamente para comportar tantos jogos que o Mundial 2026 terá que ser realizada em mais de um país-sede. A decisão pelos três países da América do Norte, além da necessidade de haver mais locais para os jogos, é atender ao deslocamento de torcedores e trabalhadores do Mundial.

A única vez em que uma Copa foi disputada em mais de um país foi em 2002. Na oportunidade, Japão e Coreia do Sul dividiram a sede do torneio e a Seleção Brasileira deu a volta olímpica. A Fifa, no entanto, ainda não definiu o formato do próximo Mundial. O conselho da entidade vai decidir apenas em 2023 como será disputada a competição. As possibilidades são as seguintes: 16 grupos com três seleções ou 12 grupos com quatro equipes ou dois grupos com 24 times.

Canadá: Vancouver, Toronto;Estados Unidos: Seattle, São Francisco, Los Angeles, Kansas City, Dallas, Atlanta, Houston, Boston, Filadélfia, Miami, Nova York.México: Guadalajara, Monterrey, Cidade do México.

Como ficam as vagas?

AFC (Ásia): 8 mais um na repescagemCAF (África): 9 mais um na repescagemConmebol (América do Sul): 6 mais um na repescagemConcacaf (Américas Central e do Norte): 6 mais um na repescagemOFC (Oceania): 1Uefa (Europa): 16.

Vale registrar que essas mudanças têm uma motivação política. O atual presidente da Fifa, Gianni Infantino, prometeu em sua campanha para a reeleição em 2019 que faria a ampliação do número de participantes no Mundial de 2026. Com esse apelo, Infantino obteve sucesso na sua recondução ao cargo.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Dentista de Lauro Müller coleciona quase 5 mil escudos de seleções desenhados no paint

Coleção de Christiano Hilbert Brighente, inclui todas as seleções da FIFA, além de outros clubes de futebol. Desenhos já foram entregues aos jogadores Roberto Dinamite e Zico, que colocou um banner no museu de seu Centro de Futebol no Rio de Janeiro

Copa do Mundo deve turbinar vendas do comércio e serviços em SC, aponta pesquisa

Conforme previsão da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, as cifras podem chegar a R$ 91 milhões em Santa Catarina

Contra Sérvia, Brasil inicia jornada pelo hexa na Copa do Catar

Duelo reedita confronto de Mundial anterior, vencido pelos brasileiros

Cultura local, festa e história marcam cerimônia de abertura da Copa do Mundo

Cerimônia de Abertura da Copa do Mundo trouxe a história do torneio, teve discurso do ator Morgan Freeman e show de luzes