Geral

Alerta da Defesa Civil destaca temporais e chuva persistente e intensa em SC; veja regiões

Tempo instável e temporais devem ocorrer até quarta-feira (21). Defesa Civil deixa orientações

Foto: Raquel Bauer

A Defesa Civil emitiu um alerta para a possibilidade de temporais isolados neste domingo (18) e chances de chuva persistente entre segunda (19) e quarta-feira (21).

A atuação e deslocamento de sistemas de baixa pressão combinados ao fluxo de calor e umidade vindo da região amazônica e a circulação marítima deixam o domingo com muitas nuvens e ocasionam pancadas de chuva e temporais a qualquer momento em todas as regiões do Estado, condição que deve se manter até quarta-feira.

De acordo com o meteorologista Felipe Theodorovitz, ao longo deste domingo há condições para pancadas de chuva e temporais isolados entre o Grande Oeste e o Sul do Estado, devido a instabilidades presentes na atmosfera combinadas ao fluxo de calor e umidade da região amazônica.

“Além disso, entre segunda (19) e quarta-feira (21), o litoral catarinense e áreas próximas passam a ser influenciados pela circulação marítima, que é intensificada por sistemas de baixa pressão em médios e baixos níveis da atmosfera, resultando em chuva persistente, que por alguns momentos ocorrem de forma intensa e acompanhada por raios, favorecendo volumes acumulados elevados, que em média variam entre 75 e 100 mm e com pontuais ainda mais elevados”, informa.

Essas condições ocorrem especialmente entre o Baixo Vale, Grande Florianópolis e o Litoral Sul. O risco para ocorrências associadas aos temporais e a chuva intensa, como alagamentos e enxurradas, é moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde do mapa.

Veja a previsão do tempo para semana:

Na segunda-feira (19), a circulação marítima é intensificada pela presença de sistemas de baixa pressão em vários níveis da atmosfera, deixando o dia com muitas nuvens a nublado, chuva persistente e por vezes de forma intensa em curto intervalo de tempo, e acompanhada de raios no litoral e áreas próximas.

O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à chuva persistente e intensa como alagamentos, deslizamentos e enxurradas. Já no Grande Oeste, há previsão de pancadas de chuva com temporais isolados a partir da tarde, com um risco baixo a moderado para ocorrências associadas.

Amanhecer com temperaturas perto de 10°C na Serra, de 16 a 21°C no litoral e áreas próximas e de 12 a 16°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 24 a 29°C no Extremo Oeste, Oeste e de 18 a 24°C nas demais regiões. Ventos com direção leste a nordeste, de fraca a moderada intensidade e com rajadas ocasionais (de 40 a 60 km/h).

Já na terça-feira (20), a circulação marítima segue sendo reforçada por sistemas de baixa pressão em vários níveis da atmosfera, o que favorece a chuva persistente e acompanhada de raios no litoral, Vale do Itajaí e áreas próximas.

O risco é moderado a alto para para ocorrências relacionadas à chuva persistente e intensa como alagamentos, deslizamentos e enxurradas. No Grande Oeste, a combinação de calor e umidade favorece pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados a partir da tarde, com risco baixo a localmente moderado para ocorrências associadas.

Amanhecer com temperaturas de 12 a 16°C no Grande Oeste, Planaltos e de 16 a 21°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 26 a 31°C no Grande Oeste e não passam dos 25°C nas demais regiões. Ventos de leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

Na quarta-feira (21), a condição de chuva persistente no litoral, Vale do Itajaí e áreas próximas continua, mas a partir da noite deve perder intensidade. Nas demais regiões, dia com sol a algumas nuvens. Na quinta-feira (22) a circulação marítima perde força, mas ainda favorece a variação de nuvens e chance de chuva isolada no litoral e áreas próximas. No restante de SC, dia com sol a algumas nuvens.

Orientações

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Além disso, a Defesa Civil orienta que em caso de tempestades com ventos fortes e raios, as pessoas busquem um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.

Em local abrigado, fique longe das janelas, desligue os aparelhos eletrônicos. Além disso, banheiros em alvenaria são um local muito seguro e recomendado para esperar que a tempestade passe. Se estiver na praia, jamais fique na água.

Em caso de alagamentos e inundações a orientação é para que a população evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados, evite transitar em pontilhões e pontes submersas e tenha cuidado redobrado com crianças próximas a rios e ribeirões.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Previsão do tempo: Chuva e frio intenso de origem polar aumentam chance de neve em SC

O frio intenso e a alta umidade irão favorecer a condição de neve em algumas regiões na quinta (20), e na sexta-feira (21).

Cidasc alerta que comércio ambulante de mudas em Santa Catarina é proibido e deve ser denunciado

Essa proibição tem como objetivos, evitar a introdução de novas pragas no estado, bem como garantir a idoneidade das mesmas, contribuindo para o aumento da produtividade e da competitividade do setor agrícola catarinense.

Defesa Civil mantem alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos

Residências de Imbituba registraram problemas. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.

Tribunal de Justiça alerta para golpe de precatórios que registra 20 vítimas no Estado somente em 2020

Com os dados dos credores, uma quadrilha liga ou manda mensagem pelo aplicativo WhatsApp apresentando-se como funcionário do advogado da vítima, servidor do TJSC ou especialista que promete antecipar o pagamento mediante um depósito pelo serviço.