A Fifa ainda não confirmou a data e a sede onde será disputado o Mundial de Clubes referente a temporada 2022. A competição geralmente acontece em dezembro, mas como a Copa do Mundo está em andamento, ela foi adiada para o ano que vem.
A entidade máxima do futebol estuda que os jogos ocorram entre 2 e 11 de fevereiro, em Marrocos. O Conselho da Fifa se reúne em Doha, no Catar, nesta sexta-feira, 16, quando o assunto estará em pauta. O encontro interessa ao Flamengo, único representante brasileiro no torneio.
Esta seria a terceira vez que o campeonato ocorreria no país africano, repetindo 2013 e 2014. Além do Marrocos, outros países se colocaram à disposição da Fifa. São eles: Emirados Árabes (Abu Dabi), Catar (Doha) e Estados Unidos, que não chegou a divulgar a cidade que receberia o evento e também perdeu forças nos últimos dias.
O torneio envolve o Flamengo, que conquistou a Copa Libertadores da América, e o Real Madrid, campeão da Champions League.
Dos seis times que participarão da competição, além de Flamengo e Real Madrid, mais três times estão confirmados: Wydad Casablanca, do Marrocos (campeão da África), Seattle Sounders, dos EUA (campeão da Concacaf) e o Auckland City, da Austrália (campeão da Oceania). O campeão asiático ainda não foi conhecido e será apenas entre março e abril, o que faz com que a Fifa considere a possibilidade de convidar o Al Hilal, da Arábia Saudita, para disputar o Mundial
No Catar, Gianni Infantino, presidente da Fifa, confirmou que o torneio será realizado e se referiu ao Flamengo ao fazer a promessa. No entanto, o calendário poderá fazer com que o Real Madrid jogue com um time alternativo, o que já vem sendo estudado pelo clube espanhol.
Outros assuntos
A Fifa quer aproveitar a reunião para avaliar a Copa do Mundo no Catar e tratar sobre o orçamento do ciclo para o Mundial de 2026. Além disso, deverão ser debatidos os preparativos da Copa do Mundo feminina, que acontecerá na Austrália e na Nova Zelândia.
Caso o Mundial seja disputado entre dois e 11 de fevereiro, a Conmebol será obrigada a mudar as datas da Recopa Sul-Americana, entre Flamengo e Independiente del Valle, do Equador, que foi campeão da Copa Sul-americana. As duas partidas estão marcadas para 8 e 15 de fevereiro.