Geral

Deslizamentos, enxurrada e alagamentos continuam nesta terça em Santa Catarina; veja previsão

Tempo fechado pelo Estado é causado por atuação de baixa pressão em níveis médios e altos e afeta principalmente as regiões da Grande Florianópolis, Baixo/Médio Vale e Litoral Norte do Estado

Foto: Defesa Civil/ Santo Amaro da Imperatriz

Pelo menos até a próxima quinta-feira (1º), o tempo seguirá fechado e apresentará chuvas persistentes e volumosas por Santa Catarina devido a atuação de áreas de baixa pressão.

A terça-feira (29) terá a condição marítima atuando no Centro-Leste de Santa Catarina e é reforçada pela atuação de áreas de baixa pressão em médios e altos níveis. Há riscos altos de deslizamento, enxurradas e alagamentos pelo Estado. As informações são da Defesa Civil de Santa Catarina.

Essa condição ocasiona chuva persistente, intensa e volumosa, principalmente na Grande Florianópolis, Baixo/Médio Vale e Litoral Norte do Estado nesta terça. O risco é de alto a muito alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos e enxurradas.

Temperaturas

No Grande Oeste, o dia começa com sol e algumas nuvens, mas a combinação de calor e umidade favorece a formação de pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados, com risco moderado para ocorrências associadas.

Na parte da tarde, as temperaturas máximas não sobem muito no Centro-Leste do Estado e variam de 18 a 24º C. Já no Oeste catarinense, as temperaturas ficam entre 26 e 30º C.

Ventos

Os ventos sopram com direção Leste, com fraca a moderada intensidade. As rajadas de vento, ocasionais, alcançam de 40 a 60 km/h, a partir da noite, em localidades do Litoral, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas.

Quarta-feira (30)

A circulação marítima reforçada pela presença de áreas de baixa pressão em níveis médios e altos mantém a condição de chuva persistente, volumosa nesta quarta por Santa Catarina. Em alguns momentos pode vir na forma de temporais no Leste do Estado.

Com isso, o risco é alto para ocorrências como alagamentos deslizamentos e enxurradas.

Já no Grande Oeste, a combinação do calor, umidade e instabilidades ocasionam pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados entre a tarde e a noite. O risco para ocorrências associadas a temporais é moderado.

Temperaturas

O amanhecer desta quarta (30) terá temperaturas mínimas de 12 a 16º C no Grande Oeste. Planaltos e de 17 a 21º C nas demais áreas do Estado. Na parte da tarde, as máximas ficam entre 18 e 23º C do Meio Oeste ao Litoral e variam de 26 a 31º C nas demais regiões.

Ventos

Os ventos sopram de Leste a Nordeste com intensidade moderada. As rajadas de vento alcançam de 45 a 75 km/h no Litoral e áreas próximas, com risco moderado para ocorrências associadas.

Quinta-feira

Já na quinta (1º) a circulação marítima começa gradualmente a perder força, mas ainda deixa o dia nublado, com chuva persistente, mas com menores acumulados do que os dias anteriores.

O risco é de alto a muito alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos e enxurradas.

Temperaturas

No Grande Oeste há chances de pancadas de chuva, que poderão vir acompanhadas de temporais isolados, devido ao calor e umidade. O risco é moderado para ocorrências associadas

As temperaturas mínimas ao amanhecer alcançam de 18 a 22º C no Litoral, Vale do Itajaí e de 14 a 17º C nas demais áreas.

Na parte da tarde, as máximas variam de 25 a 27º C no Meio Oeste, Norte do Estado. De 28 a 33º C no Extremo-Oeste, Oeste e não passam dos 24º nas demais regiões.

Ventos

Os ventos com direção Nordeste sopram com intensidade fraca a moderada. As rajadas de vento alcança, de 40 a 75 km/h no Litoral e áreas próximas, com risco moderado para ocorrências associadas.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Alagamentos e enchentes exigem ações para prevenção de doenças

Defesa Civil mantem alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos

Residências de Imbituba registraram problemas. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.

Domingo de sol e temperaturas de até 38°C

Previsão indica que, o pico dessa onda de calor deverá ocorrer os dias 2 e 3 de janeiro, com a máxima na casa dos 40ºC.

Temperaturas voltam a subir nesta segunda-feira e SC tem previsão de chuva rápida

A partir da tarde, irá ocorrer a passagem de uma frente fria no Sul e no Litoral.