Feito histórico foi registrado pela Fifa no perfil oficial da entidade máxima do futebol mundial na web
A partida entre Inglaterra e Irã nesta segunda-feira (21), que terminou em goleada inglesa por 6 a 2, registrou um marco histórico. Pela primeira vez uma equipe fez cinco substituições em uma partida de Copa do Mundo.
Tanto Inglaterra como o Irã fizeram todas as substituições possíveis na partida. Em Catar 0x2 Equador no domingo, 20, foram feitas apenas duas mexidas pelo time catari e outras quatro pelos equatorianos.
Até 2020, apenas três substituições eram permitidas no futebol, com mais uma podendo ser feito caso a partida fosse para a prorrogação. Porém, após o retorno do futebol durante a pandemia da Covid-19, foram liberadas mais duas mexidas durante o jogo.
Substituição extra
Vale ressaltar, inclusive, que a direção da Fifa definiu que além das cinco, haverá uma substituição extra para casos de suspeita de concussão. Será permitida uma por jogo para cada seleção e não entrará na contagem das trocas normais.
Com isso, caso um atleta sofra uma pancada grave na cabeça e precise deixar o campo por diagnóstico médico, o treinador dessa equipe poderá fazer seis mexidas no total.
Além disso, a lista final de convocados aumentou de 23 para 26 jogadores, com 15 suplentes disponíveis no banco de reservas na edição 2022.
Via ND+