Copa do Mundo 2022

Equador ‘estraga’ festa do Catar e vence na estreia da Copa do Mundo

Enner Valencia marcou os dois gols da vitória do Equador sobre o Catar na estreia da Copa do Mundo de 2022

Foto: KARIM JAAFAR / AFP

O Equador estreou com vitória na Copa do Mundo de 2022. Com dois gols de Enner Valencia, a equipe comandada por Gustavo Alfaro teve poucas dificuldades para bater o Catar, que fazia sua primeira partida na história dos Mundiais, por 2 a 0.

Com o resultado, o Equador chega aos seus três primeiros pontos e lidera o grupo de forma momentânea, uma vez que Holanda e Senegal se enfrentam apenas nesta segunda-feira (21).

O jogo

Os torcedores cataris, que lotaram as dependências do estádio Al Bayt, foram da euforia à frustração na primeira etapa. O que se viu foi um domínio total do Equador e, em alguns momentos, até certa facilidade para encontrar espaços na defesa da equipe local.

Logo aos dois minutos, após bola levantada na área Al-Sheeb saiu muito mal do gol, a bola sobrou para Torres, que tentou uma bicicleta e Enner Valencia, de cabeça, mandou para as redes.

No entanto, o VAR flagrou Torres em impedimento na origem da jogada e anulou o gol. O estádio “explodiu” com o lance, com os torcedores cataris comemorando como se fosse um gol.

Porém, a alegria durou pouco. Aos 16′, Enner Valencia foi acionado em velocidade, driblou Al-Sheeb e foi derrubado: pênalti. O próprio camisa 13 cobrou, com muita categoria, e abriu o placar.

E o segundo gol não demorou a vir. Aos 31′, Caicedo foi acionado em velocidade pela direita, cruzou e Enner Valencia, de novo ele, cabeceou bonito para fazer o segundo.

O Catar conseguiu ameaçar o gol de Galíndez apenas uma vez no primeiro tempo. Almoez Ali recebeu ótimo cruzamento da direita, porém, completamente livre, pegou mal na bola e mandou para fora.

Segundo tempo

Ainda que em ritmo mais lento, o Equador seguiu controlando completamente as ações no segundo tempo. A primeira boa chance veio aos nove minutos. Ibarra recebeu em profundidade, limpou o zagueiro e bateu firme para boa defesa de Al-Sheeb.

O Equador voltou a ameaçar o gol rival com Sarmiento, que entrou no segundo tempo. O jogador recebeu dentro da área em ótimas condições, mas acabou finalizando por cima do gol.

Ainda que esbarrando em limitações técnicas, o Catar tentava atacar e conseguiu chegar em bolas levantadas na área. Hassim cruzou e Pedro Miguel apareceu livre para cabecear à direita de Galíndez.

Akram Afif também tentou. O camisa 11 recebeu de fora da área, finalizou, mas mandou longe do gol. Porém, a seleção local terminou a partida sem acertar nenhuma vez o gol rival.

FICHA TÉCNICA:

Catar 0x2 Equador – 1ª fase da Copa do Mundo (Grupo A)

CATAR: Al-Sheeb; Pedro Miguel, Al-Rawi, Khoukhi, Abdelkarim Hassan e Homam Ahmed; Hatim, Boudiaf e Al-Haydos (Mohammed Waad); Akram Afif e Almoez Ali (Muntari). Técnico: Félix Sánchez

EQUADOR: Galíndez; Ángelo Preciado, Félix Torres, Hincapié e Estupiñán; Jhegson Méndez, Moisés Caicedo (Alan Franco), Plata e Romario Ibarra (Sarmiento); Estrada (Kevin Rodríguez) e Enner Valencia (Cifuentes). Técnico: Gustavo Alfaro

Gols: Enner Valencia (EQU/16’1T e 31’1T)

Cartões amarelos: Al-Sheeb (CAT), Almoez Ali (CAT), Boudiaf (CAT), Akram Afif (CAT); Moisés Caicedo (EQU) e Jhegson Méndez (EQU)

Local: estádio Al Bayt, em Al Khor (Catar)

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Tubarão estreia em casa contra Umuarama, líder do Grupo C da LNF

No domingo, às 11h, a TV Brasil transmite duelo Assoeva-RS e Pato-PR

Dentista de Lauro Müller coleciona quase 5 mil escudos de seleções desenhados no paint

Coleção de Christiano Hilbert Brighente, inclui todas as seleções da FIFA, além de outros clubes de futebol. Desenhos já foram entregues aos jogadores Roberto Dinamite e Zico, que colocou um banner no museu de seu Centro de Futebol no Rio de Janeiro

Lauromüllense estreia na seleção principal de Futsal durante despedida de Falcão

O jogador Vandinho, de 20 anos, estreou na seleção principal de futsal neste domingo (28), na Arena Jaraguá, em amistoso contra o Paraguai.

Criciúma vence na estreia do técnico e assume a liderança na Série C

Pela primeira vez, o Tigre derrota o time paulistano no estádio Novelli Júnior e deu mais um passo importante rumo ao acesso à Série B; confira o resultado.