O concurso envolve a entrega de um projeto conceitual da construção do prédio e também de uma passarela que fará a ligação entre o CTSatc e o Centro de Eventos AM Master Hall
Entender como as construções estão conectadas ao meio em que foram concebidas, em como há conexões que precisam ser levadas em considerações são pontos dos profissionais da Arquitetura e da Engenharia que pensam e trabalham com construções sustentáveis. E é isso que será o ponto forte do concurso arquitetônico do primeiro prédio da Cidade do Conhecimento. O empreendimento é liderado pela Satc na cidade de Criciúma (SC).
O concurso envolve a entrega de um projeto conceitual da construção do prédio e também de uma passarela que fará a ligação entre o CTSatc e o Centro de Eventos AM Master Hall. O edital completo está disponível no site da Cidade do Conhecimento e as inscrições devem ser feitas até dia 27 de novembro.
No edital, o participante deve seguir orientações que envolvam a sustentabilidade, balanço de carbono e eficiência energética. “O edifício é parte do processo, de um ciclo. É necessário pensar nos materiais, fornecedores, em tudo que está envolvido. O seu edifício está ativo, faz parte, atua para a transformação desse conhecimento. Ele é dinâmico, evolui junto”, ressaltou o arquiteto e urbanista, Alexandre Gobbo Fernandes.
Especialista na área de sustentabilidade e economia circular, Gobbo participou do Open Cast, o podcast em que trata de forma mais aprofundada sobre o tema. Ele está disponível no canal da Satc no Spotify (acesse aqui).
O concurso é voltado para arquitetos e engenheiros civis, devidamente regularizados nos respectivos conselhos de classe, de todo o Brasil. Serão selecionados os seis melhores trabalhos, sendo que os três primeiros receberão premiação em dinheiro e os demais menção honrosa. O primeiro lugar terá um prêmio de R$ 45 mil.
Visitas guiadas para profissionais
Conhecer o espaço que receberá a edificação é algo que os interessados podem fazer. No dia 22 de novembro está agendado o segundo dia de visitas. Os engenheiros e arquitetos podem vir visitar o terreno.
A primeira visita já ocorreu no início de novembro. Agora, a equipe técnica está com nova agenda aberta. “O objetivo é mostrar o espaço que terá o prédio e também onde será colocada a passarela. Além disso, os visitantes conhecem o que compõem o Centro Tecnológico. Esse é o momento de esclarecermos alguma dúvida que os profissionais possam ter”, explica a analista ambiental do Centro Tecnológico Satc (CTSatc) Regina Freitas Fernandes.
O período de inscrições termina no dia 27 de novembro. Já o prazo para o envio dos projetos será concluído dia 31 de janeiro de 2023.