Geral

Praça do Congresso em Criciúma será repaginada; obras iniciam nos próximos dias

Entrega está marcada para 2023. Revitalização custará R$ 2,3 milhões

Foto: Nilton Alves

A entrega da revitalização completa da Praça do Congresso já tem data aproximada: novembro de 2023. A ordem de serviço foi assinada ontem à noite, no Centro Cultural Jorge Zanatta e reuniu autoridades, assim como os arquitetos do projeto. A preparação para a obra, segundo o secretário da pasta, TitaBeloli, já começa hoje, com a mobilização da equipe cercando a praça com tapumes. “Com os cercamentos, já começam os trabalhos. A ideia é a gente inaugurar na abertura do próximo Natal”, afirma Beloli. Todo o valor é proveniente de recursos próprios da Prefeitura de Criciúma. A obra custará R$ 2,3 milhões.

Conforme prometido pelo governo do município, o espaço será cercado. A revitalização é dividida em duas etapas. A primeira compreende a renovação das calçadas, toda a iluminação da praça, o cercamento e revitalização do lago e deve ser entregue em um ano. Para dar acessibilidade, a calçada em torno do local será adaptada. “Dentro da praça também, todos os passeios serão retirados, o petit pavê (chão formado por pedrinhas espalhadas aleatoriamente) e o areão, e colocado paver (blocos retangulares)”, explica a arquiteta da secretaria de obras, Natalia Fabris. “Não vai ser mexido nele (no lago). Nessa primeira etapa, não. Só limpar, deixar bonitinho e colocar toda a parte de guarda-corpo”, complementa.

Um espaço feito especialmente para pets e um coreto (elevado com cobertura) estão incluídos na ‘nova’ Praça do Congresso. A iluminação interna e externa, a drenagem e a renovação do parquinho fazem parte das obras. “Foi feito um projeto de revitalização total da praça. A gente seccionou o que era mais importante no momento: a acessibilidade, a calçada, os buracos, segurança. Priorizamos essa etapa desde o início. Tem o prazo de 365 dias para terminar”, complementa Natalia. A segunda etapa envolve outras melhorias que ainda não foram definidas e não há previsão de entrega. “A segunda etapa não temos previsão de recursos para iniciar. Vai que ano que vem a gente consiga uma emenda e a gente já emenda a segunda etapa nela que daí são os sanitários, a revitalização do lago, um chafariz, um espelho de água”, finaliza.A maioria das árvores serão mantidas.

Trânsito

O trânsito pode ser prejudicado nas ruas em torno da praça. “A gente pede um pouco de paciência. Toda obra traz transtornos. Os transtornos são passageiros e o benefício é para sempre”, confirma TitaBeloli.

Para o representante de infraestrutura da cidade, a qualidade de vida da população melhora com as obras. “A Praça do Congresso é um lugar especial. É o coração da cidade. Merecia um tratamento diferenciado. A gente via muito problema de vandalismo. Essa reivindicação dos moradores de fazer o fechamento é para dar mais segurança”.

O prefeito Clésio Salvaro marcou presença no Centro Cultural e assinou a ordem de serviço. Em seu discurso, ressaltou a importância do projeto. “O dinheiro está garantido. Está na conta. Para dar certo, manter conservada, ela precisa ser cercada, falou o prefeito.

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

Homem é preso ao tentar roubar fios de cobre de praça em Lauro Müller

Ocorrência foi registrada na noite de sábado (8)

Natal dos Sonhos de Orleans promete novidades neste domingo

A partir das 20 horas, acontece o segundo desfile com muitas novidades. São mais de 400 personagens e novas atrações em um espetáculo que reúne família, amigos de todas as idades e diferentes cidades.

Joãozinho da Farmácia atende em novo endereço em Lauro Müller

Farmácia Nossa Senhora Aparecida muda de endereço, mas mantem tradição de 34 anos atendendo agora em frente a Praça Henrique Lage, ao lado da cabeceira da ponte, na entrada da cidade.

Shows com Vigário Jack, Candieiro e Concurso de Terno de Reis marcam encerramento do Encantos de Natal em Lauro Müller

A abertura da programação aconteceu no dia 4 de dezembro, quando um grande desfile de Natal levou milhares de pessoas para a região central da cidade.