Geral

Urussanga poderá ter escola cívico-militar

Audiência pública para debater a implantação será realizada nesta quinta-feira, 17, às 19 horas, na Câmara de Vereadores

Foto: CCS/Polícia Militar de SC

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa promove, nesta quinta-feira, 17, uma audiência pública em Urussanga para debater a implantação de uma escola cívico-militar no município. O evento acontece às 19 horas, na Câmara de Vereadores, e contará com lideranças políticas, integrantes da Associação Brasileira de Educação Cívico-Militar (Abemil) e representantes de entidades comunitárias.

Conforme o Decreto 10.004, de 2019, que instituiu o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), a realização da consulta pública é uma das etapas exigidas para a implementação de uma unidade neste modelo de ensino, baseado nas práticas didático-pedagógicas e administrativas adotadas nos colégios vinculados a instituições como o Exército Brasileiro, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar.

Na condição de proponente do debate, o deputado Ismael dos Santos (PSD), considera que a adoção de uma escola cívico-militar poderá contribuir para elevar os índices educacionais de Urussanga e região. “Temos absoluta convicção que o Sul do estado e aqui, de forma pontual, Urussanga, poderá ser referência para Santa Catarina, juntando-se às outras quatro escolas cívico-militares que já temos”.