A Banda Marcial Santa Bárbara, de Lauro Müller, comemora neste sábado (12), os seus 80 anos de fundação como Associação Musical reconhecida como patrimônio cultural e utilidade pública.
O registro formal da banda se deu no dia 15 de novembro de 1942, no entanto, o começo dela aconteceu em 1929, por iniciativa do mestre de obras, José Tancredo, que fez as primeiras flautas do grupo com taquaras cortadas no mato. Quem conta com propriedade esta história, é a presidente da banda, Jucimara de Medeiros.
Jucimara também falou sobre a comemoração, que deve se dar em diferentes horários, no sábado. A banda marcial abre os festejos com a tradicional “Alvorada” tocando pelas ruas de Lauro Müller, às 6h30.
No período da tarde, às 14h, os integrantes da banda estreiam o novo uniforme de gala, em um concerto na Praça Henrique Lage. Na sequência tem corte do bolo de aniversário e mais tarde; às 19h, o Santa Bárbara toca os hinos na missa de Ação de Graças, da Igreja Matriz.
A presidente reforçou que os alunos mais jovens são de escolas públicas municipais que visitaram a banda e se encantaram com a possibilidade de tocar um instrumento musical.
“Ao longo destes mais de 80 anos, a nossa banda teve muitos integrantes, mas sempre com o objetivo de ser uma escola de música. Hoje contamos com 13 integrantes fixo e 8 alunos iniciantes”, explicou Jucimara.
Num vídeo feito e publicado por ela, no YouTube, Jucimara conta a história da banda marcial, desde o momento da concepção da ideia até os dias mais recentes. Confira clicando aqui!